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DIA MUNDIAL DA DISLEXIA
DIA MUNDIAL DA DISLEXIA
Opinião | Aurora Lopes, Psicóloga Clínica
No dia 10 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Dislexia e esta data, que assinala uma perturbação do neurodesenvolvimento, pretende dar maior visibilidade a um problema de aprendizagem que afeta cada vez mais crianças em idade escolar.
Por norma, uma turma tem um ou mais alunos com dislexia, mas o que é a dislexia e como identificar os sinais?O facto de uma criança não conseguir aprender pode dever-se a inúmeros fatores e um deles é uma dificuldade de aprendizagem específica. Conhecer qual a sintomatologia associada, entender como a perturbação de aprendizagem pode comprometer, não só o desempenho escolar da criança, como também a sua aprendizagem, é fundamental.
A perturbação de aprendizagem específica com défice na leitura, escrita ou cálculo, comummente conhecida como dislexia, disortografia ou discalculia, manifesta-se sob a forma de dificuldade de leitura, maior lentidão da criança ou um esforço exagerado para realizar tarefas que deveriam ser de simples execução, fragilidades na compreensão leitora, dificuldades na interpretação de textos e enunciados.Na escrita, pode afetar a caligrafia, a correção ortográfica e a forma como a criança recebe e processa a informação. Já no cálculo pode comprometer o próprio raciocínio matemático. Além disso, também pode ser impactante a nível emocional, levando ao desenvolvimento de baixa autoestima, desmotivação pela escola e mesmo resistência em aprender.
Assim, torna-se fulcral que a dislexia seja detetada o mais cedo possível, para que o prognóstico seja o mais positivo. Isto porque, iniciar a intervenção precocemente, levará a resultados, mais céleres e evidentes, poupando anos de sofrimento e sentimento de incapacidade nas nossas crianças.
Já na escola, podem verificar-se sinais de alarme como alguma lentidão na aprendizagem e memorização das letras, bem como na autonomização dos processos de leitura e escrita. É por este motivo, que o diagnóstico formal não pode ser atribuído antes do 2.º ano de escolaridade. Não obstante, é importante trabalhar as lacunas identificadas.Se a criança demora a realizar tarefas escolares; se se denota algum desconforto na realização de trabalhos que envolvam leitura ou escrita e até, em alguns casos, grande resistência em realizá-los; se a velocidade da leitura fica aquém do esperado em comparação com a restante turma; se apresenta dificuldades na compreensão, na segmentação, divisão e manipulação de sílabas e dificuldades em responder a questões como: Quantas sílabas tem a palavra “sapato”?; OU Divide a palavra por sílabas; OU se se tirar a sílaba ‘sa’, que palavra fica? - O mesmo acontece com os sons das letras, os fonemas. As fragilidades na consciência fonológica enumeradas são um forte indicador de que algo pode não estar bem.
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