Título
DIA MUNDIAL DA DISLEXIA
DIA MUNDIAL DA DISLEXIA
Opinião | Aurora Lopes, Psicóloga Clínica
No dia 10 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Dislexia e esta data, que assinala uma perturbação do neurodesenvolvimento, pretende dar maior visibilidade a um problema de aprendizagem que afeta cada vez mais crianças em idade escolar.
O facto de uma criança não conseguir aprender pode dever-se a inúmeros fatores e um deles é uma dificuldade de aprendizagem específica. Conhecer qual a sintomatologia associada, entender como a perturbação de aprendizagem pode comprometer, não só o desempenho escolar da criança, como também a sua aprendizagem, é fundamental.
Na escrita, pode afetar a caligrafia, a correção ortográfica e a forma como a criança recebe e processa a informação. Já no cálculo pode comprometer o próprio raciocínio matemático. Além disso, também pode ser impactante a nível emocional, levando ao desenvolvimento de baixa autoestima, desmotivação pela escola e mesmo resistência em aprender.
Assim, torna-se fulcral que a dislexia seja detetada o mais cedo possível, para que o prognóstico seja o mais positivo. Isto porque, iniciar a intervenção precocemente, levará a resultados, mais céleres e evidentes, poupando anos de sofrimento e sentimento de incapacidade nas nossas crianças.
Se a criança demora a realizar tarefas escolares; se se denota algum desconforto na realização de trabalhos que envolvam leitura ou escrita e até, em alguns casos, grande resistência em realizá-los; se a velocidade da leitura fica aquém do esperado em comparação com a restante turma; se apresenta dificuldades na compreensão, na segmentação, divisão e manipulação de sílabas e dificuldades em responder a questões como: Quantas sílabas tem a palavra “sapato”?; OU Divide a palavra por sílabas; OU se se tirar a sílaba ‘sa’, que palavra fica? - O mesmo acontece com os sons das letras, os fonemas. As fragilidades na consciência fonológica enumeradas são um forte indicador de que algo pode não estar bem.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos