Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
    • Atividades
    my_location

    COVID-19: COMO ABORDAR O TEMA COM AS CRIANÇAS?

    • Detalhes
    Pais
    Saúde e Segurança
    Título

    COVID-19: COMO ABORDAR O TEMA COM AS CRIANÇAS?

    Nota Informativa

    Educação | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    No dia 2 de março de 2020 foi anunciado em Portugal o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus – COVID-19. Desde então, têm-se multiplicado não só os casos suspeitos e de infeção confirmada, como as notícias e a divulgação de medidas para a prevenção da disseminação do vírus.

    De entre todas as medidas de contenção da pandemia, têm sido discutidas, sobretudo, quais os procedimentos a adotar face às crianças, nomeadamente quanto às escolas: encerrar ou não, decisão confirmada para 16 de março. Este facto relaciona-se, sobretudo, com o facto de as crianças serem agentes favoráveis à propagação do vírus, pelo seu padrão de interação, tipicamente mais próximo e físico.

    Assim, é importante saber de que forma abordar o tema e explicar procedimentos, junto dos mais novos, não só como medida de consciencialização e prevenção da disseminação do vírus, mas também evitar o alarmismo desproporcional.

    1. Aborde naturalmente o tema, evitando informação repetitiva que fomente o medo e o pânico. Com a constante atualização da informação pelos meios de comunicação, é também importante que esse não seja o único assunto disponível perto das crianças;

    2. Explique, eventualmente com recuso a imagens ou objetos, a função e utilidade das máscaras, luvas, gel desinfetante, distância de segurança ou formas alternativas de cumprimento;

    3. Uma forma de tranquilizar a criança é abordar de forma positiva e descontraída os procedimentos a tomar. Ensinar a criança a fazer uma correta lavagem das mãos, ensinando-lhe, por exemplo, uma música do seu agrado com duração aproximada de 20 segundos, pode introduzir um carácter de descontração no procedimento. O mesmo se poderá aplicar aos espirros ou tosse, e lembre-se que estas medidas continuarão a ser úteis, para além do COVID-19;

    4. Evite abordagens que incentivem ao medo. Expressões como “vais ficar doente”, “assim podes ter de ir para hospital”, “o vírus é um bicho que anda lá fora”, devem ser evitadas sob risco de aumentar os níveis de ansiedade e medo associado à doença;

    5. Adeque a informação ao nível de desenvolvimento da criança. Não é necessário transmitir demasiada informação, ou informação desajustada à idade da criança. Apesar de ser desejável que transmita honestidade e clareza, lembre-se que alguns dos conceitos associados ao coronavírus são complexos e abstratos, para as crianças mais novas;

    6. Dê enfase a casos de sucesso e de cura. Procure não centrar o diálogo apenas nos riscos e cuidados, mas também nos casos com conotação positiva, como a cura, respeito pelas normas e indicações de saúde pública e por comportamentos ou histórias de entreajuda;

    7.
    Evite a estigmatização. Explique à criança que não há uma associação à raça, etnia, ou nacionalidade e que não há um maior risco de doença associado a essas características;

    8. Mostre-se disponível para repetir informação. Para algumas crianças a tranquilidade aumenta com a repetição. Mostre-se disponível para voltar a conversar e a explicar, com calma, ou com exemplos novos e mais claros, toda a informação necessária para tranquilizar a criança;

    9. Procure não transmitir a sua ansiedade. Caso se sinta assustado ou ansioso em relação a alguma notícia, comportamento de risco, ou suspeita de infeção, procure não transmitir o medo à criança. Será vantajoso dialogar noutra altura ou delegar essa conversa a alguém mais tranquilo;

    10. Evite situações onde a criança possa ser exposta a comportamentos coletivos de ansiedade ou pânico. Supermercados, farmácias, ou outros locais onde a procura e consequente agitação possa aumentar, devem ser evitados durante o período de maior preocupação;

    11. Mantenha, o mais possível, as rotinas. Para grande parte das crianças a rotina transmite segurança e manter o máximo de rotinas traduz-se em previsibilidade, segurança e tranquilidade. Em caso de isolamento ou quarentena, tente ao máximo manter os dias estruturados com horários regulares, por exemplo, para os trabalhos de casa, para as refeições e para dormir;

    12. Utilize os recursos digitais. Numa altura em a tecnologia faz parte do dia-a-dia da grande maioria das crianças, utilize-a a favor da manutenção das rotinas. Lembre-se que é possível que a criança faça algumas das atividades diárias à distância, como consultas, aulas, ou conversas com os colegas e amigos;

    13. Considere o significado de comportamentos atípicos. Algumas crianças poderão apresentar comportamentos atípicos e desajustados, medos, birras, desatenção ou agitação motora, como expressão do seu nível de preocupação, ansiedade ou desregulação dos hábitos diários;

    14. Lembre-se que pode sempre contar com o apoio técnico especializado. Se, por exemplo, para uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo a dificuldade poderá ser ajustar a proximidade social ou tolerar o uso de uma máscara, para uma criança com Perturbação Obsessivo-Compulsiva, o desafio poderá ser não reforçar crenças ou práticas exageradas e disfuncionais associadas à limpeza ou desinfeção. Se identificar um agravamento das dificuldades de regulação emocional ou comportamental, procure ajuda terapêutica especializada.

    Artigo desenvolvido por:


    Tiago Ribeiro, Psicólogo Clínico

    PIN - Centro de Desenvolvimento
    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Saúde e Segurança
    Título
    COVID-19: COMO ABORDAR O TEMA COM AS CRIANÇAS?
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    O que fazer com as crianças no mês da família? – Maio 2025

    👀 Maio chegou e ainda não sabe o que fazer com os miúdos? Antes da época dos mergulhos sem fim, há outros…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Casa da Música: atividades, concertos e histórias a não perder no Porto!

    Espetáculos especiais e oficinas sensoriais para bebés? A Casa da Música tem! Marque na agenda todas as…
    • Porto
    M/3
    meses
    • Para Bebés
    • Ver
    • +3

    Atividades para crianças no Museu de Lisboa

    O Museu de Lisboa proporciona exposições, espetáculos, jogos e atividades para crianças e famílias se…
    • Lisboa
    M/6
    anos
    • Para Bebés
    • Fazer
    • +3

    Atividades para crianças no Museu do Oriente

    Viajar sem sair de Lisboa? Só no Museu do Oriente! Neste lugar, cada canto está recheado de histórias…
    • Lisboa
    • Grátis
    • Ver
    • +3

    O que fazer em São Domingos de Benfica? Os melhores programas!

    Entre sabores e saberes, passeios culturais e brincadeiras ao ar livre, em São Domingos de Benfica há trunfos…
    • Grátis
    • Passear
    • +1

    Também lhe pode interessar

    A brincar também se aprende a cair e a levantar. Mas quem ampara a queda?

    As férias trazem dias longos e muito tempo para viver novas aventuras. E quando há imprevistos ao virar da…
    • Fazer
    • +3

    O que têm em comum alunos e condutores? Todos querem passar (na estrada e de ano!)

    Estes 3 jogos grátis sobre segurança infantil vão ajudar os filhotes na reta final do ano letivo! Antes de…
    • Pais
    • +1

    Os professores estão à espera das notas! Quem irá ganhar este prémio?

    Como se agradece a quem faz da escola um lugar melhor todos os dias? Foi para isso que nasceu este prémio…
    • Pais
    • +2

    Dicas para uma roadtrip familiar na Madeira com a Hertz

    Se está a planear uma escapadinha com os miúdos, alugar carro na Madeira pode ser o seu maior aliado. Com a…
    • Madeira
    • Passear
    • +3

    Está à espera de um bebé ou a viver os primeiros anos da ma/paternidade?

    O 1.º Congresso Espaço Bebé foi criado a pensar em si e na sua família! Mais do que um congresso, este será…
    • Lisboa
    • Para Bebés
    • Pais
    • +1

    Como explicar as eleições às crianças? Vamos falar de democracia!

    Explicar as eleições às crianças e falar de política em casa não tem de ser um quebra-cabeças. A Estrelas…
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS