Iniciar Sessão
    • Revista E&O
      arrow_drop_down
      • Revista
      • Assinatura
      • Pontos de Distribuição
    • Passear
      arrow_drop_down
      • Parques e Ar Livre
      • Programas
      • Património
    • Ver
      arrow_drop_down
      • Cinema
      • Teatro e Espetáculos
      • Exposições e Museus
    • Fazer
      arrow_drop_down
      • Oficinas e Cursos
      • Contos e Bibliotecas
      • Desporto e Bem-Estar
      • Férias
    • Poupar
      arrow_drop_down
      • Descontos EO
      • Grátis
      • Passatempos
    • Em Casa
      arrow_drop_down
      • Livros
      • Brincar
      • Culinária
      • Ambiente
      • Apps Jogos e TV
      • Decoração e Tendências
      • Mercadinho
    • Pais
      arrow_drop_down
      • Regresso às Aulas
      • FAQ para pais
      • Saúde e Segurança
      • Parentalidade
      • Causas
      • Saber Mais
    • Escolas
    • Festas
      arrow_drop_down
      • Animação
      • Catering
      • Espaços
      • Fatos e Artigos de Festa
    • Conferências E&O
      arrow_drop_down
      • 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 30 Out 25
      • 5.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 15 Out 24
      • 4.ª Conferência Estrelas & Ouriços – 3 Out 24
    • Atividades
    my_location

    COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NAS PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO

    • Detalhes
    Pais
    Parentalidade
    Título

    COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NAS PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO

    Nota Informativa

    Educação | Fonte: PIN - Centro de desenvolvimento

    Botão Info
    +info
    Imagem de Destaque
    Descrição

    Algumas crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem não procurar a comunicação com o outro. Podem não falar ou produzir apenas algumas palavras isoladas. No entanto, muitas crianças podem apresentar dificuldades de linguagem ligeiras ou moderadas. A gravidade pode então ser muito variável, apesar de a PEA poder englobar um conjunto de traços conhecidos e comuns a muitas crianças. Conheça algumas das caraterísticas da comunicação na PEA.

    - Ecolália
    Consiste na repetição do discurso do interlocutor. Por exemplo, perante a pergunta “queres água?” a criança poderá responder “queres água?” em vez de dizer “sim” ou não”. A repetição pode não ocorrer no momento imediato, ou seja, a criança pode repetir também palavras ou frases que ouviu muito tempo antes. A ecolália pode não ter uma função comunicativa, mas pode também ocorrer como uma tentativa de a criança se manter na conversação, embora o faça de uma forma linguisticamente desadequada.

    - Uso persistente das mesmas perguntas
    Por vezes as crianças fazem as mesmas perguntas de uma forma repetida, mesmo que já saibam a resposta para as mesmas. Estas repetições podem funcionar como um ritual, trazendo o conforto de uma rotina conhecida.

    - Expressões idiossincráticas e/ou neologismos
    Correspondem à linguagem com significados privados, ou que só faz sentido para aqueles que com ela estão familiarizados. Podem ser “palavras inventadas”, por exemplo dizer “cultivador” em vez de “agricultor”.

    - Confusão no uso de pronomes pessoais
    Crianças com PEA apresentam por vezes dificuldade na compreensão dos pronomes, como “eu” e “tu”. Podem referir-se a si mesmos na terceira pessoa (por exemplo, “o João quer” em vez de “eu quero”) ou apontarem para si mesmo enquanto dizem “tu…”.

    - Linguagem sofisticada
    Apesar de muitas vezes se falar de dificuldades linguísticas, é muito comum crianças com PEA utilizarem vocabulário complexo para a sua idade. Por exemplo, uma criança com 4 anos pode dizer que uma sobremesa é “extremamente agradável”. Pode também conhecer muitos termos associados aos seus interesses, por exemplo, saberem todos os termos técnicos relacionados com automóveis se este for um tema de que gostam.

    - Discurso pouco coerente e conversação pouco recíproca
    Para além de poder ser repetitivo, o discurso pode ter ideias “soltas”, pouco interligadas entre si. Pode ser, por isso, incoerente e difícil de compreender. Muitas vezes, a troca de turnos na conversação é também um desafio para estas crianças, podendo não esperar pela sua vez de falar ou centrarem-se muito em si mesmas.

    - Dificuldades em ler pistas não-verbais
    As dificuldades em compreender a informação não-verbal podem originar situações de desajuste social ou mal-entendidos. Por exemplo, se uma criança de 5 anos conversar sobre os seus conhecimentos de astronomia, os colegas poderão fazer uma expressão facial de desinteresse. Se a criança não conseguir compreender, poderá continuar a falar sobre o tema exaustivamente.

    - Compreensão literal da informação
    É também frequente crianças com PEA terem dificuldade em compreender frases ambíguas, segundos sentidos, discurso irónico/sarcástico ou expressões populares. Por exemplo, a expressão “ter a cabeça na lua” pode ser ouvida com indignação.

    Os exemplos correspondem a alguns traços conhecidos da PEA. No entanto, todas as crianças apresentam caraterísticas individuais que exigem intervenção personalizada. É importante realizar uma avaliação específica e desenhar uma intervenção ajustada a todas as necessidades identificadas.

    A promoção de competências linguísticas e comunicativas irá permitir um melhor desempenho académico e um maior sucesso na interação social e na autonomia da criança.

    Artigo desenvolvido por:

    Ana Rita Santos, Terapeuta da Fala

    PIN - Centro de Desenvolvimento
    Desconto EO

    Para usufruir deste desconto apresente esta página.

    Pais
    Parentalidade
    Título
    COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NAS PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO
    Tabs

    tab1

    tab2

    tab3

    tab4

    tab5

    tab6

    Datas
    -
    +
    Preços
    -
    +
    Idades
    -
    Localização
    Share
    relatedcontentoption
    relatedno
    Share
    Data de atualização

    Atualizado em: 2019

    Shortcode

    feira dos brinquedos continente Pixel Counter

    Pré-visualização*: Planos para o Halloween? Nos Quantum Parks há sustos (e até o jantar!)

    Organizar um jantar antes do Doce ou Travessura? Esqueça. Este ano só tem de reunir "a malta" e deixar os…
    • Lisboa e Almada
    Todos os Públicos
    • Desconto EO
    • +1
    • Fazer
    • +1

    Pré-visualização*: Visitas de estudo com educação financeira para crianças? Leve a turma a este Museu!

    Se procura visitas de estudo com educação financeira para crianças, tem mesmo de espreitar as do Museu do…
    • Lisboa
    M/3
    anos
    • Grátis
    • +1
    • Escolas

    Pré-visualização*: Descobrir: atividades para crianças Fundação Calouste Gulbenkian - já publicado

    A Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir as portas à imaginação com uma nova temporada do…
    • Lisboa
    M/1
    anos
    • Grátis
    • +2
    • Fazer
    • +1

    Descobrir: atividades para crianças Fundação Calouste Gulbenkian

    A Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir as portas à imaginação com uma nova temporada do…
    • Lisboa
    M/1
    anos
    • Grátis
    • +1
    • Fazer
    • +1

    O que fazer com as crianças este mês? – Outubro 2025

    🍂 Outubro está repleto de aventuras imperdíveis para fazer com os miúdos! Dos trilhos dourados da Serra da…
    • Todo o país
    • Sugestões
    • Passear
    • +1

    Também lhe pode interessar

    Como travar a miopia em crianças: reveja os conselhos do Doutor Hugo Rodrigues!

    Sabia que as crianças com pais míopes têm 50% de probabilidade de desenvolver miopia? E que o problema tende…
    • Pais
    • +2

    O Afonso usou o código 30EVOURICOS e acertou em cheio nas aulas!

    Passamos demasiado tempo a pensar, corrigir, melhorar. E se parássemos para celebrar cada conquista, por mais…
    • Desconto EO
    • Pais
    • +1

    O que fazer quando as coisas não correm como planeado?

    Em maio, fez a matrícula do seu filho (a escola ideal, os professores conhecidos, os amigos de sempre), mas…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2

    “Não gosto disto”. 8 receitas e dicas para lanches personalizados com IA!

    Se houvesse um concurso de lanches saudáveis os seus chegariam à final? Saiba como preparar um farnel…
    • Pais
    • +2

    Estrelico: IA apoia as famílias no regresso às aulas

    A Estrelas & Ouriços, projeto de referência para famílias e escolas, apresenta a sua mais recente…
    • Pais
    • +1

    E se houvesse um prompt para escolher atividades extracurriculares?

    Já lhe pediram “por favor” para manter ou adicionar atividades extracurriculares? O Estrelico ajuda a obter…
    • Sugestões
    • Pais
    • +2
    • Passatempos
    • Especial Temático
    • Produtos e Serviços
    • [et_social_follow icon_style="slide" icon_shape="rounded" icons_location="left" col_number="auto" outer_color="dark"]
    • Facebook
    • Instagram
    • Linkedin
    • Youtube
    • Whatsapp
    • Assinatura
    • Edições Revista EO
    • Rede de Distribuição
    • Newsletter Famílias
    • Newsletter Escolas
    • Prémio 5 Estrelas
    • Estatuto Editorial
    • Quem Somos
    • Contactos
    • Notícias
    • EO na Comunidade
    • Política de Privacidade
    • Termos & Condições
    • FAQs

    @2024 Estrelas e Ouriços | Developed & Powered by mobinteg

      Partilhar este artigo

      Facebook

      X

      LinkedIn

      WhatsApp

      Telegram

      Pinterest

      Mail

      Mastodon

      Copy Link
      ×

      Nova App Estrelas & Ouriços

      Atividades em família na palma da mão

      DOWNLOAD

      Subscreva a nossa newsletter

      Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos

      NEWSLETTER FAMÍLIAS

      NEWSLETTER ESCOLAS