Título
Como escolher o melhor desporto para o meu filho?
Como escolher o melhor desporto para o meu filho?
Patrocínio: Decathlon
No regresso às aulas, há muitas resoluções em cima da mesa e nem sempre é fácil ir ao encontro dos gostos e interesses das crianças em matéria de atividades extracurriculares.
O desporto é uma aposta ganha, já que estimula o desenvolvimento de competências físicas, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional.
Motivação é a palavra de ordem para avançar para a prática regular, tão importante e recomendada.
O primeiro passo é refletir em família, recorrendo a alguma pesquisa, qual a modalidade mais adequada, de entre tantas disponíveis, tendo em conta a idade, a personalidade e as necessidades. Tenha em conta características como a autoconfiança e o grau de sociabilização da criança.
Os desportos coletivos, como o futebol ou o basquetebol, são muito indicados para crianças tímidas. Para os mais distraídos ou desafiadores, aconselha-se atividades que trabalhem a atenção, como o judo, a natação ou o ténis.
Recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para crianças e jovens, o Judo promove o desenvolvimento físico, psíquico e social integrado. Além disso, trabalha a atenção, a concentração e a reflexão mental.
Esta arte marcial japonesa, fundada por Jigoro Kano em 1882, assenta em dois grandes princípios: Seiryoku Zenio - máxima eficácia no uso da força/energia - e Jita Kyoei, que significa prosperidade e benefício mútuo.
No Judo (ideal para qualquer condição física ou idade) trabalha-se ainda o respeito pelas regras, o controle muscular, o aperfeiçoamento do reflexo, o reforço do carácter e da moral, o fortalecimento da autoconfiança e o respeito pelos colegas.
Para a prática desta modalidade, necessita de adquirir um kimono de algodão (o judogi) e um cinto de acordo com a graduação (o Obi). Saiba como escolher o melhor kimono de Judo para o seu filho neste guia.
Sabia que as origens do ténis remontam à Idade Média? Por esta altura, os monges jogavam sozinhos, atirando uma bola de couro contra as paredes do mosteiro.
Hoje em dia, o ténis não é um desporto solitário e alavanca uma série de benefícios, tais como: aumento da força muscular, perda de gordura corporal, aumento da coordenação e da flexibilidade, da disciplina e da auto-estima.
De acordo com o médico Ralph Paffenbarger, que concluiu um estudo com base em 10 mil pessoas seguidas durante 20 anos, praticar ténis, pelo menos, três horas por semana, com intensidade moderada – reduz para metade o risco de morte prematura.
Para ganhar sets como Rafael Nadal ou Roger Federer o seu filho vai precisar de roupa e calçado adequado, bola e raquetes. A escolha não vai ser fácil!
Além de ser um excelente desporto para o desenvolvimento motor, o futebol promove o convívio, o entendimento de regras, o trabalho em equipa e a tomada de decisões. Se ainda não tem fãs aí em casa, passe-lhes esta mensagem. Se já tem, há um conjunto de artigos que vão precisar/querer ter.
A bola em primeiro lugar! Seguem-se as chuteiras ou as sapatilhas para o futsal, o equipamento – as camisolas dos clubes são uma verdadeira “perdição”! -, as luvas de guarda-redes e acessórios vários.
Se o seu filho(a) entrar nesta modalidade, prepare-se para ter boa parte dos fins de semana ocupados com jogos e torneios.
Os acessórios desportivos são um mundo que os mais novos gostam de explorar. Aproveite a companhia! Ir a uma loja e conseguir encontrar todos eles e ainda roupa e calçado para o regresso à escola é entrar no melhor de dois mundos - na Decathlon consegue tudo isto aos melhores preços, para diferentes desportos, gostos e idades!
Independentemente do desporto pelo qual a criança opte, é importante encaixar na agenda do fim de semana espaço e tempo para caminhadas e outras atividades desportivas em família, seja para dias no exterior ou atividades no interior.
Mesmo que a preguiça aperte ao sábado ou ao domingo de manhã, vai ver que, depois de sair de casa, todos vão ficar revigorados e animados para outras iniciativas.
Para que não haja queixas de sede ou desconforto, encha o cantil com água e escolha uns ténis confortáveis para si e para os miúdos, que têm tendência a ficar cansados mais cedo. O fato de treino é o uniforme do fim de semana, prático e confortável, e uma ótima aposta para o regresso à escola.
Para um pequeno snack a meio da manhã ou para fazer uma refeição/piquenique a meio da caminhada, prepare uma lancheira com termos, se preferir levar comida quente. Estes momentos de piquenique são memórias únicas que os miúdos não vão esquecer.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos