Título
British Council: 6 ideias para rever vocabulário em inglês
British Council: 6 ideias para rever vocabulário em inglês
Patrocínio: British Council
Aprender inglês nem sempre é tão fácil como parece, mas com estas dicas de um professor do British Council, é possível chegar a bom porto. Pratique-as em família e veja o resultado!
"Ai, está na ponta da língua...", "Como é que se diz…?", "Ora bolas, é que sabia perfeitamente…". Estes são alguns dos comentários que os professores de línguas ouvem, dia após dia. E nada melhor do que um profissional para nos contar, na primeira pessoa, quais as melhores dicas dos professores para melhorar o inglês! Resumimos os pontos mais importantes deste artigo do British Council.
Se, de facto, quer melhorar o seu nível de inglês, são necessárias técnicas para memorizar de forma eficaz o vocabulário. Siga estas dicas e pratique-as com os amigos e família.
Pensar em palavras organizadas por categorias pode ser algo muito benéfico para rever o vocabulário em inglês. Normalmente, os estudantes acham mais fácil responder a uma pergunta do género "Que palavras conheço relacionadas com Finance?" do que à pergunta "Que palavras novas aprendi no mês passado?".
O método é simples: escolha uma categoria e durante 90 segundos registe todas as palavras e expressões que se lembrar sobre esse tema. Por exemplo, na categoria "Computers", teríamos: save, delete, file, spreadsheet, etc. Esta atividade pode ser realizada individualmente ou competindo com um amigo. E podem ser atribuídos mais pontos às palavras mais difíceis ou específicas. Encontre mais ideias sobre categorias em inglês, aqui.
Anki, Memrise e Quizlet foram uma grande ajuda para os estudantes deste professor, principalmente nos níveis inferiores. No entanto, no que toca à revisão a maioria dos professores considera que o Kahoot é a melhor opção.
No ecrã verá perguntas com várias opções de respostas possíveis. O facto de as respostas serem selecionadas através do telemóvel significa que os estudantes podem competir com os colegas como num jogo interativo, muito divertido. Outra possibilidade é jogar individualmente e tentar melhorar a pontuação anterior. Cuidado: é muito viciante tanto para os jovens como para os adultos.
É uma forma de aprofundar os diferentes níveis de cada categoria de vocabulário em inglês. Só precisa de escolher um tema, escrevê-lo dentro de um círculo, no centro, e dar asas à sua imaginação, dividindo as ideias em ramos principais e secundários. Por exemplo, na categoria "Human Body", é possível distinguir primeiramente os elementos básicos: head, legs, arms, torso.
Depois, podemos subdividir cada um deles e continuar a subdividir os novos elementos resultantes. Ficará surpreendido ao descobrir a quantidade de vocabulário que sabe sobre alguns temas. Pode fazê-lo com papel e caneta ou num ecrã. Também pode utilizar uma das muitas aplicações e websites gratuitos, dedicados aos mapas mentais.
Não há dúvida de que os passatempos são uma excelente maneira de treinar a memória. Mais uma vez, obrigam a pensar no vocabulário em inglês por categorias. Para a preparação de exames, o Cambridge oferece um PDF excelente com atividades sobre todo o tipo de temas, desde a arte até aos desportos, entre muitos outros. Imprima-o e terá exercícios para várias semanas.
Em alternativa, experimente sopas de letras online, geralmente organizadas por temas. Mas antes de resolvê-las tente não olhar para as palavras que deve procurar! Também pode experimentar os jogos de LearnEnglish para ter a certeza de que sabe o significado exato do vocabulário em inglês que acabou de estudar.
Os estudantes de nível superior já se podem aventurar a traduzir conferências e músicas online. O website TED.com inclui a página "Topics", com conferências sobre variadíssimos temas. Basta escolher um vídeo, clicar na opção "Transcript", aceder ao texto traduzido em português, selecionar vários parágrafos e começar a traduzi-los para o inglês original. No final de cada parágrafo, pode ouvir a conferência e verificar se a sua tradução é mais ou menos precisa.
Experimente fazer o mesmo com músicas. Só tem de escolher uma música relacionada com a categoria que quer rever e pesquisar a sua letra num webiste de tradução de músicas de inglês para português. Depois, traduza a música para inglês e ouça-a no YouTube para comprovar se fez um bom trabalho. É uma forma divertida que vai ficar na memória!
Se tem uma veia artística, representar palavras e expressões através de desenhos e rabiscos pode ser uma ótima solução para rever vocabulário. Faça uma pesquisa rápida por "illustrated idioms" no Google Images terá acesso a vários exemplos que servirão de inspiração. Escolha o vocabulário em inglês que quer memorizar e faça um simples esboço.
Mas não escreva nada no seu desenho! Só assim conseguirá pensar e relembrar a palavra ou expressão da próxima vez que olhar para ela. Ou melhor ainda, utilize uma ferramenta online de desenhos simples para elaborar a imagem: desta forma, poderá guardá-la e consultá-la de novo durante outras sessões de estudo futuras.
O ideal é cada pessoa escolher a solução que funcione melhor para si! Quer seja uma canção, uma aplicação ou uma imagem, torne o processo o mais interessante possível para conseguir fixar o vocabulário muito mais rapidamente. Adaptado de uma sugestão British Council.
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos