Título
Atividades para crianças: 9 espaços verdes que tem mesmo de conhecer
Atividades para crianças: 9 espaços verdes que tem mesmo de conhecer
Estar ao livre faz bem e recomenda-se! Conhece os melhores espaços verdes para fazer atividades para crianças? Estique as pernas e deixe a pequenada explorar a natureza, com estas ideias de Norte a Sul (e Ilhas)!
Não há desculpas para não ir apanhar ar, com verde a perder de vista. Deixe-se inspirar por alguns destes cenários idílicos e outros programas para o mês. Depois é só convencer a família, a levantar-se do sofá e ir à aventura!
E se lhe dissermos que não tem de subir os 376 degraus com "a família às costas" para chegar ao Santuário, que é Património Cultural Mundial da Humanidade pela UNESCO? Mostre às crianças o funicular de 1882, conhecido como Elevador do Bom Jesus, que além de ser movido a água por contrapeso, é único na Península Ibérica! Ande de barco a remos, visite os lagos, as grutas e os trilhos, neste autêntico conto de fadas.
Não perca as crianças de vista nestes 35 hectares. Entre bosques, quintas, espigueiros, moinhos e animais em liberdade e cativeiro, aproveite ao máximo tudo o que o Parque Biológico tem para oferecer! Todos os meses há uma planta e um animal novo para descobrir e, se não chover, pode ter a sorte de observar a anilhagem científica de aves selvagens, ao terceiro sábado de cada mês.
Se estiver perto de Aveiro tem mesmo de conhecer este paraíso verde perto da lagoa! Descubra com as crianças as ervas aromáticas e as espécies de aves e anfíbios, a pé ou de bicicleta ou divirta-se a brincar às escondidas pelos recantos do parque.
Lance o desafio à família: quem consegue detetar mais espécies nesta antiga pedreira no centro de Lisboa? Percorra as três estufas (estufa fria, estufa quente e estufa doce), com mais 300 espécies dos vários continentes, incluindo camélias criadas em viveiros nacionais e espécies ameaçadas ou em perigo de extinção. Quantas cascatas e estátuas encontra pelo caminho? Esteja atento ao calendário porque o festival Jardins Abertos costuma organizar atividades imperdíveis na Estufa Fria e abre os portões a outros jardins da cidade.
Depois do sucesso da inauguração da nova "casa" da cooperativa Largo Residências, tem mesmo de visitar os Jardins do Bombarda! Além da loja Art & Craft, restaurante e residências sociais para artistas (Casinhas do Jardim), leve a família a descobrir os eventos que decorrem nos Jardins Românticos, as esplanadas do Pinhal, os projetos no espaço do Planalto, a Alameda das Oliveiras e os espectáculos, foyer/bar, ateliers e salas de ensaios da Sala-Estúdio Valentim de Barros!
O Museu Nacional do Traje está temporariamente encerrado ao público. Mas, sabia que o terceiro jardim botânico a ser construído em Portugal continua aberto? Procure em família a primeira Araucaria Heteropylla conhecida em Portugal continental e divirta-se a descobrir lagos, prados, recantos e caminhos, assim como o jardim histórico, o horto botânico, um pomar, a horta e a mata.
Dê uns belos mergulhos no litoral florido e aproveite o bom tempo para descobrir muitas espécies de fauna e flora! Já
percorreu esta costa antes? Conte aos miúdos as aventuras desse tempo, respire ar puro, ar do mar e experimente uma nova atividade em família.
Haverá melhor lugar do que a Ilha da Madeira para fazer um herbário? Inspire a família a fazer como a artista Lourdes Castro e a recolher exemplares de espécies da flora da floresta Laurissilva. Espreite o Grande Herbário de Sombras, onde a artista imortalizou as espécies com papel heliográfico (que funciona com o sol).
Comece no Parque Florestal das Queimadas, com espaço para relaxar, explorar e fazer piqueniques, num cenário de brincar, com casas típicas de Santana. Olhe à volta e repare nas espécies de avifauna!
Imagine-se numa área de 5 hectares a 500 metros de altitude, quase nas nuvens! Aqui também é possível descobrir mil e uma espécies da floresta Laurissilva, algumas endémicas da Macaronésia. Antes de se atirar ao farnel na zona de merendas ou nos grelhadores, mostre às crianças o parque infantil e a eira que, há muitos, muitos anos, era palco de danças e canções tradicionais.
Aproveite e sensibilize os miúdos para a importância da preservação e conservação das espécies. Conheça os projetos da Associação Natureza Portugal (WWF) e saiba como apoiar pinguins, elefantes, pandas ou cavalos marinhos.
Se gostou destas sugestões, descubra também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos