Título
25 de Abril: 10 coisas para fazer com as crianças
25 de Abril: 10 coisas para fazer com as crianças
Comemorar 50 anos de liberdade em família!
Todos os dias são dias para celebrar a liberdade! Até 2026, há muitas oportunidades para viver o 25 de Abril e a Estrelas & Ouriços selecionou algumas. Anote na agenda!
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril pretendem celebrar a conquista da liberdade e a construção da democracia, apelando à participação de toda a sociedade portuguesa. Até 2026, não faltam iniciativas para lembrar o passado e refletir sobre o futuro, com programação para todas as idades.
Já deu por si a explicar às crianças aquilo que não se podia fazer antes do 25 de abril? Espreite este podcast, em que Francisco Sena Santos e Raquel Mourão Lopes, se debruçam sobre uma proibição diferente a cada episódio. #NãoPodias é transmitido na Antena 3, quinzenalmente ao sábado, às 10h, e é uma parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. Encontre todos os episódios disponíveis nas plataformas de podcast, na RTP Play e no site da Antena 3.
Conversas, espetáculos e concertos povoam o São Luiz com cheirinho a liberdade, durante este ano.
📅 20 a 28 de abril: A peça "Quis saber quem sou", de Pedro Penim, revisita as canções da revolução e é apresentada no São Luiz. Sabia que esta frase, presente na canção "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, foi primeira frase de pendor revolucionário do início da democracia em Portugal, ouvida ainda a 24 de abril de 1974, às 22 horas e 55 minutos, nas ondas dos Emissores Associados?
📅 4 e 5 de maio: "A Escuta Ecológica" é uma palestra-concerto dedicada à música de John Luther Adams, em que também participa a pianista Mrika Sefa.
📅 22 de junho: Concerto dos Capitão Fausto que inclui um ensemble instrumental dirigido por Martim Sousa Tavares, que o próprio define como uma “celebração de uma relação”.
Até 14 de abril, o Teatro Extremo convida as famílias para um espetáculo deslumbrante, repleto de música revolucionária que todos os pais e avós conhecem. Esta é uma história sobre a coragem e a nobreza de espírito de quem lutou por um sonho justo, fosse ele um parque de engenhocas para brincar, ou a própria Liberdade.
Na noite de 24 de abril, mais de 300 músicos (de escolas vocacionais e membros de bandas filarmónicas) apresentam em estreia mundial novos arranjos para um conjunto de canções de Zeca Afonso. Reserve o seu lugar neste concerto com “Grândola, Vila Morena” e tantas outras canções geniais que marcaram a música de intervenção em Portugal.
Na madrugada do 25 de Abril há ainda um tributo à data, com o espetáculo "Aliados à Liberdade", na Avenida dos Aliados. No dia seguinte há uma manhã dedicada aos mais novos, na Praça do General Humberto Delgado, com ogos tradicionais, artes marciais, matraquilhos e carros de pedais, pinturas faciais, confeção de cravos de papel e cartazes alusivos ao tema "Meus Direitos”. Não falte ao Desfile da Liberdade, a partir das 14.30h, e aos concertos de André Castro e da banda Cara de Espelho. Saiba tudo aqui.
Como é habitual, no dia 25 de Abril, há um grande desfile pela Avenida da Liberdade, em Lisboa, depois da sessão solene na Assembleia da República. É este ano que leva a pequenada a cantar "Grândola, Vila Morena" de cravo em punho? Aproveite para visitar o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, que é grátis neste dia e que até lá terá um programa dedicado à data, chamado Onde vais estar no 25 de Abril de 2024?
Comece este grande dia a correr ou a caminhar, na Corrida da Liberdade, na zona ribeirinha de Portimão. Sabia que a Corrida das Crianças tem cinco percursos para jovens nascidos entre 2009 e 2019 (Bambis, Benjamins A, Benjamins B, Infantis ou Iniciados)? Inscreva toda a família na sua categoria e veja quem chega primeiro à meta!
Se estiver por Grândola no dia 25 de Abril, a partir das 22.30h, marque o seu lugar na primeira fila da grande Festa da Liberdade! Paulo de Carvalho (que cantou a segunda senha da Revolução dos Cravos, “E Depois do Adeus…”) é o primeiro artista a subir ao palco do Parque de Feiras e Exposições de Grândola! E depois dá as boas-vindas ao filho, AGIR, que cantará em nome próprio grandes nomes do cancioneiro do 25 de Abril, em “AGIR - Cantando Abril”.
Até 28 de abril (em Lisboa) e nos dias 30 e 31 de maio (no Porto), em leve a família a ver o musical "A madrugada que eu esperava". Esta é uma ideia original de Hugo Gonçalves, com músicas de Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco, que se inspiraram num dos mais célebres poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, com um história de amor, em que os protagonistas enfrentam um conflito entre o que sentem e o que acreditam.
Até 10 de junho de 2024, pode visitar nos Jardins do MAAT a peça com 24 metros de comprimento e 3 metros de largura, que contou com a participação de 48 artistas, numa intervenção mural coletiva criada no dia 10 de junho de 2022. A iniciativa teve a curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto (Vhils), Carla Cardoso e João Pinharanda e o objetivo foi reinterpretar o Painel do Mercado do Povo, realizado pelo Movimento Democrático dos Artistas Plásticos a 10 de junho de 1974, em Belém.
Fórum da Maia
Inspirado no painel do mercado do povo, pintado em junho de 1974, as famílias com crianças maiores de 6 anos, através várias técnicas de pintura, vão expressar a sua criatividade sob o tema da liberdade, no Mural Coletivo de Abril, no Fórum da Maia.
Preço: 0€
Inscrições: Email
Se procura outros artigos sobre o 25 de abril, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos