Título
5.ª Conferência Estrelas & Ouriços: Como comem hoje as crianças em Portugal?
5.ª Conferência Estrelas & Ouriços: Como comem hoje as crianças em Portugal?
Parceria: Nestlé por Crianças mais Saudáveis
O Programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis” faz 25 anos e quer comemorar junto das famílias e das escolas, através de um evento com os melhores especialistas de diversas áreas. No dia 15 de outubro, todos os caminhos vão dar à conferência “Como comem hoje as crianças em Portugal?”.
O Programa "Nestlé por Crianças mais Saudáveis" teve início em 1999, em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Inovação e Ciência com o objetivo de promover uma alimentação equilibrada e sustentável como parte de um estilo de vida saudável.
Este programa direciona-se às escolas, mas também às famílias e à comunidade, através de conteúdos e ações lúdico-pedagógicas.
A Estrelas & Ouriços associa-se à Nestlé neste evento para a celebração dos 25 anos do programa, que promove comportamentos mais saudáveis e sustentáveis das famílias, das escolas e das gerações futuras.
Diversos estudos referem a importância de uma alimentação equilibrada para um adequado desenvolvimento das crianças, quer a nível físico quer cognitivo, dando especial ênfase ao pequeno-almoço.
Em 2019, o programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis desenvolveu um estudo para avaliar a composição do pequeno-almoço das crianças dos 3 aos 10 anos, em Portugal.
Nessa altura, apenas 17% das crianças incluía fruta na primeira refeição do dia e este consumo era mais frequente nas crianças cujo pequeno-almoço habitual incluía leite simples.
Passados 5 anos, no ano de celebração dos 25 anos do programa, voltamos ao tema “Como comem as crianças em Portugal” para tentar descobrir como mudaram os seus hábitos alimentares.
A conferência "Como Comem Hoje as Crianças em Portugal?" é, assim, alusiva às comemorações dos 25 Anos do Programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis”.
Este evento, que acontece a 15 de outubro, propõe um momento de reflexão e partilha sobre os desafios que os educadores - no âmbito família e escolas - enfrentam ao promover uma alimentação saudável e sustentável junto das suas crianças.
Quais as estratégias para consciencializar e envolver as crianças? E como implementar as melhores práticas no dia a dia em contexto familiar e escolar? O que dizem os especialistas?
Temas em destaque:
- Formas de promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis
- Estratégias para envolver as crianças na escolha e preparação de refeições fáceis, saborosas e equilibradas.
Agenda da conferência
No dia 15 de outubro, o evento Nestlé por Crianças mais Saudáveis vai ser inaugurado por Anna Lenz, CEO da Nestlé Portugal, e por Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços.
Logo de seguida, terá lugar a mesa redonda “Como comem hoje as crianças em Portugal?” para apresentação dos resultados do estudo sobre a alimentação das crianças (análise comparativa).
Quais os desafios que os pais e as escolas enfrentam em promover e implementar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis?
Para dar respostas contamos com:
• Ana Leonor Perdigão, nutricionista, responsável pela Unidade de Nutrition, Health and Wellness da Nestlé Portugal, Coordenadora do Estudo
• Sónia Fernandes, professora, coordenadora da Escola Básica Mello Falcão
• Helena Real, nutricionista, Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição
• Rui Lima, nutricionista, técnico superior da DGE, Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde
No evento, estará ainda presente Alexandra Bento, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, ex-bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
Para dar voz às crianças, haverá um voxpop com os alunos da escola vencedora do concurso "Receitas com os Pés Assentes na terra", a partilhar a sua perspetiva muito especial sobre alimentação saudável.
De seguida, decorrerá a mesa redonda “Crescer saudável” - Estratégias para consciencializar e envolver as crianças na escolha e preparação de refeições fáceis, saborosas e equilibradas.
Para tratar este tema estarão:
• Hugo Rodrigues, pediatra, Pediatria para Todos
• Ana Isabel Gomes, professora (Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa), investigadora no Projeto Parentalidade e Alimentação (programa SmartFeeding4Kids; Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
• Diogo Gonçalves, professor (Instituto Superior Técnico em Lisboa), cientista comportamental com formação em Psicologia Social
• Catarina Barreiros, mãe, autora do blog “Do Zero”, ativista de uma vida sem desperdício
Nesta missão, torna-se essencial a colaboração de todos os intervenientes: as crianças, educadores, escolas, entidades públicas e privadas, e em concreto os pais.
O encerramento da Conferência será feito por David Carlos da Rocha Sousa, diretor-geral da Direção-Geral da Educação
Se gostou deste artigo, veja também:
Alimentação consciente: desafios e soluções por crianças mais saudáveis
Concurso escolar Nestlé por Crianças mais Saudáveis
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos