EM SETEMBRO AS IGREJAS DE MAFRA GANHAM MÚSICA

EO 2021 Concerto5 a 25 Set., 6.ª, Sáb., Dom.: 16h-21.30hM/00€
slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O IV Festival Internacional de Órgão de Mafra soa nas igrejas do concelho, durante o mês de setembro, e valoriza o património organístico com nove concertos únicos.

O Órgão é o instrumento de teclado mais antigo e considerado, por muitos, o mais complexo de todos os instrumentos musicais. Por norma, são constituídos de um grande sistema de tubos de madeira e metal, um dispositivo pneumático - os foles, e um console que contém os teclados, os registros e os pedais.

Aliás, o Palácio Nacional de Mafra possui seis instrumentos encomendados durante a regência de D. João VI foram construídos pelos dois mais importantes organeiros portugueses do tempo – António Xavier Machado e Cerveira e  Joaquim António Peres Fontanes – tendo sido terminados entre 1806 e 1807.

Organizado pela Câmara Municipal de Mafra, com o apoio do Palácio Nacional de Mafra e da Vigararia de Mafra, com direção artística de João Vaz, os concertos gratuitos decorrem em diferentes igrejas do concelho de Mafra.

Apresentando concertos em que o órgão aparece como instrumento solista, em diálogo com outros instrumentos, ou com a voz, o festival caracteriza-se pelo programa diversificado, percorrendo vários períodos e diversas geografias da História da Música, que será tocado por reconhecidos organistas nacionais e estrangeiros especializados em instrumentos históricos.

Programa

CONCERTO A SEIS ÓRGÃOS
Realiza-se na Basílica do Palácio de Nacional, em Mafra, e conta com a presença de André Ferreira, Daniela Moreira, Diogo Rato Pombo, João Santos, Margarida Oliveira e Sérgio Silva.
5 set.: 16h

RECITAL DE CANTO E ÓRGÃO
O concerto realiza-se na Igreja de S. Silvestre, Gradil, com Margarida Oliveira, no órgão, e Bruno Nogueira, vocalista tenor.
10 set.: 21.30h

RECITAL DE VIOLINO E ÓRGÃO
Ao violino, Denys Stetsenko e ao órgão Halyna Stetsenko. Este recital realiza-se na Igreja de Sto. André, em Mafra.
12 set.: 17h

CONCERTO DE DOIS TROMPETES E DOIS ÓRGÃOS
Um concerto da decorrer na Basílica do Palácio Nacional com João Vaz e Sérgio Silva ao órgão e David Burt e Stephen Mason ao trompete.
19 set.: 16h

CONCERTO DE MÚSICA MEDIEVAL
Com Maria Bayley ao órgão e com a direção de Mediae Vox Ensemble e Filipa Taipina, o concerto sucede na Igreja de Sto. Isidoro, em Santo Isidoro.
24 set.: 21.30h

CONCERTO DE CORO E ÓRGÃO
O concerto ocorre na Igreja de Sto. André, Mafra, com a direção de Officium Ensemble e Pedro Teixeira e Sérgio Silva no órgão.
25 set.: 21.30h

RECITAL DE ÓRGÃO
Livramento
Com Ignacio Ribas Talens, este concerto ocorre na Igreja de N.ª Sr.ª do Livramento.
11 set.: 21.30h

Ericeira
Com Laurens De Man, ECHO Organista do ano Ano 2019, concerto a decorrer na Igreja de S. Pedro.
17 set.: 21.30h

Encarnação
Com Krzytstof Urbaniak, este concerto realiza-se na Igreja de N.ª Sr.ª da Encarnação.
18 set.: 21.30h

Mais informações: 261 817 170.

Obs.: A entrada é gratuita e sujeita à lotação. Para os concertos dos dias 5 e 19 de setembro é necessário o levantamento dos ingressos nos postos de Turismo de Mafra e da Ericeira.

Pub
Pub