DIVERSÃO PARA FAMÍLIAS NO MUSEU DO DINHEIRO

EO 2022 LisboaOficinas5 Fev. a 30 Abr., Sáb., Dom.: 10.30h, 14.30hM/60€
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

De fevereiro a abril, o Museu do Dinheiro preparou um conjunto de oficinas para brincar e aprender sobre o passado e o presente.

Nas oficinas do Museu do Dinheiro as famílias podem ficar a saber mais sobre o comércio, a economia mundial, a globalização, o significado do Carnaval e a cidade de Lisboa num paralelo entre o passado e os dias de hoje.

Programa

O que é o comércio? E a economia mundial ou a globalização? No Museu do Dinheiro percebem-se estas palavras, que se ouvem no dia a dia, como em nenhum outro lugar. A partir da nova exposição temporária do museu, viaja-se até ao século XVI, quando Lisboa era um dos mais rentáveis portos mundiais, porta de entrada de mercadorias valiosíssimas, e volta-se ao tempo presente. E hoje? Como chegam até nós os alimentos, as roupas, a tecnologia e os brinquedos de que precisamos?
5 fev., 9 abr.: 14.30h, 6 fev.: 10.30h

Alguma vez pensou na origem do Carnaval? Será uma celebração muito antiga? Porque é que algumas pessoas chamam “Carnaval” e outras “Entrudo”? Sabia que no tempo do rei D. Dinis existiam uns foliões coloridos que pregavam partidas, os caretos? À moda do telejornal, para falar sobre o carnaval, convidou-se um careto, um deus, um rei, uma rainha, uma princesa e um pirata. Inspirados nas suas histórias e na coleção de moedas e notas do museu, vamos criar uma máscara carnavalesca através do recorte, da colagem, do desenho e da pintura.
26 fev.: 14.30h, 27 fev.: 10.30h

Já pensou que antigas lixeiras, encontradas no subsolo, podem ser oportunidades únicas para estudar as pessoas e as cidades do passado? O que outros deitaram fora no passado, são hoje vestígios arqueológicos que todos podem e devem investigar! Através de loiças, brinquedos, ou peças de jogo, conhece-se Lisboa no século XVI. Uma cidade virada para o Rio Tejo, com grande dinamismo comercial, onde chegavam e partiam pessoas e objetos de todo o mundo!
12 mar., 30 abr.: 14.30h, 13 mar.: 10.30h

Mais informações: 213 213 240 | Email

Obs.: As atividades são totalmente gratuitas, mas é necessária marcação prévia.