CCB CIDADE DIGITAL: ESPECIAL DIA DA CRIANÇA

EO 2020 Atividades OnlineOnlineM/0Sob Consulta
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

O CCB apresenta novos formatos para um novo mundo que comemora o mês da criança.

Em junho, o CCB apresenta um programa dedicado aos mais pequenos. Em casa ou fora dela, a animação em segurança é o lema deste mês tão colorido e divertido.

O Poemário é um conjunto de 12 poemas audiovisuais disponibilizados em três fases. Todas as semanas, à quarta-feira até 10 de junho, são acrescentados quatro novos vídeos ao Poemário.
E se a palavra poesia ganhasse asas? Se imagens, sons, gestos pudessem ser a matéria prima com que se brinca e sonha, e fossem as "novas palavras" duma coleção de poemas audiovisuais feitos à medida da nossa necessidade de estarmos juntos? É essa a ideia de Poemário: uma "prateleira" de poemas diferentes, emanando do universo criativo da Companhia de Música Teatral e da relação que tem tido com a Fábrica das Artes.

A disponibilização online de Poemário reúne o trabalho de um conjunto de artistas participando em processos colaborativos, a trabalhar a partir das suas casas durante o tempo de confinamento. Concluída esta partilha,  estes poemas serão transformados e incorporados numa série de "performances" online, a partir dos 3 anos, a decorrer entre os dias 17 e 21 de junho, intituladas Poemário Vivo. As performances terão lugar na plataforma Zoom nos dias 17, 18 e 19 de junho (sessões às 10h e 11h) e 20 e 21 de junho (sessões às 11h e 15h).

Este ano, a atividade de Férias do Verão desenvolvida pela Fábrica das Artes transforma-se e ganha uma vida online. Durante uma semana, será utilizado o desenho, a música, o teatro e tantas outras formas de expressão para dar asas à imaginação e, assim, materializar todos os sonhos. No entanto, como não deve sair de casa, estas atividades realizar-se-ão em videoconferência, através da plataforma Zoom.

Todos os interessados em participar nesta atividade de Férias do Verão receberão em casa uma encomenda com um kit que contém todos os materiais para esta viagem que vai permitir aos mais novos ser artista plástico, ator, músico e explorador da natureza durante uma semana.

6 a 10 jul. e 13 a 17 jul., 2ª.: 10h-11h10, 11.30h-12.10h, 3ª a 6ª.: 10.30h-11.10h, 11.30h-12.10h
Preço: 15€

Mais informações aqui.

Esta semana o quarto capítulo de uma oficina destinada às crianças e a todas as famílias que nos leva a descobrir alguns mistérios do mar. A oficina Existem Cidades Debaixo de Água desdobra-se no livro digital de aventuras do cavalo-marinho Hippo.

O Hippo estava fascinado pelas cidades marinhas que já tinha conhecido, mas esta que irá conhecer distingue-se pelas suas formas e cores espetaculares. Nesta nova aventura, o Hippo ficará a conhecer os recifes de coral no Brasil, a sua importância para o Oceano e para os três novos amigos que aí fará. Se queres saber como correu esta aventura, não percas o próximo capítulo da coleção Existem Cidades Debaixo de Água.

Para ficar a par dos primeiros capítulos da oficina Existem Cidades Debaixo de Água, clique aqui.

Banjazz: Um Bichinho Esquisito
O espetáculo Banjazz – Um Bichinho Esquisito, um concerto encenado a partir de canções de Xico Zé Henriques e que foi apresentado, com grande sucesso, na temporada de 2009/2010 do CCB.

Banjazz é um projeto que abre as portas do mundo do jazz quer para miúdos quer para graúdos, transformando o mundo da música em imagem, corporalidade e histórias. Estas composições de Francisco José Henriques tiveram como motivação principal o nascimento da sua primeira filha (Maria Morbey Henriques) e é com ela, através do seu trabalho de conceção artística, que surge o Banjazz – Um Bichinho Esquisito.

Este concerto foi editado em CD/DVD numa parceria entre o CCB – Fábrica das Artes e a JACC Records e está disponível no site do CCB.