A CIÊNCIA SAI À RUA POR TODO O PAÍS

EO 2021 Todo o PaísOficinas de CiênciaAté 15 Set.M/00€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Até ao final do verão, a iniciativa "Circuitos Ciência Viva no Verão" leva a ciência às ruas de todo o país e ilhas. Nestas férias conheça Portugal com cultura e ciência, sempre na companhia de especialistas: são mais de 200 ações, em 500 datas, por todo o país, organizadas por Centros Ciência Viva, associações científicas, autarquias e empresas.

A 24.ª edição da Ciência Viva no Verão é uma edição especial que destaca o projecto Circuitos Ciência Viva, cujo lema é “Deixe-se guiar pela curiosidade!”.

Visitas noturnas de exploração dos Jardins do Bom Jesus, em Braga, passeios de moliceiro à descoberta dos tesouros naturais da Ria de Aveiro, visitas a uma das maiores jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica, em Vale de Meios, percursos no Aqueduto das Águas Livres, passeios de caiaque à descoberta da Ria Formosa e descidas à Mina de Sal-Gema Campina de Cima, em Loulé, são algumas das acções a decorrer até 15 de setembro.

Para saber onde e quando pode participar nas atividades, basta aceder ao site do "Circuitos Ciência Viva no Verão" e procurar por data, distrito e concelho. Se vai de férias para algum sítio ou se vai passar o verão na sua cidade, aproveite para fazer uma atividade diferente com os seus filhos. Inscreva-se!

ALGUMAS SUGESTÕES:
Peddy paper científico
Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães
Os participantes partirão à descoberta da ciência em Guimarães. No ponto de encontro será fornecido um pequeno mapa com o percurso a seguir, bem como a lista de locais onde irão partir à descoberta da ciência em autonomia.
7, 14, 21, 28 ago., 4, 11 set.: 10h

Noite dos Morcegos
Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Observe em direto a vida dos morcegos cavernícolas através de câmaras de infravermelhos e acompanhe a saída destas espécies para caçar. A atividade inclui uma visita à exposição QUIROPTÁRIO do Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio, a observação e a interpretação das diferentes espécies de morcegos existentes na Lapa da Canada, a observação e interpretação da saída das diferentes espécies de morcegos para o exterior da gruta para caçar, e a identificação de espécies recorrendo a detetores de ultrassons.
7, 13, 20, 28 ago.: 19.30h

Rota do Atum
Santa Luzia - Pedras De El Rei
Num passado mais recente, a pescaria de atum estava organizada em Portugal por Arraiais, sítios onde os pescadores e as respetivas famílias habitavam durante a pescaria. Nesta ação, os participantes vão visitar o Arraial dos 3 Irmãos. O objetivo será explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento das populações que deste dependiam.
30 jul., 13, 27 ago., 10 set.: 17h

Mini Safari Microbiano
Centro de Ciência Observatório Microbiano dos Açores
Visita guiada pelas Nascentes Termais de Furnas - Campo Fumarólico da Chã das Caldeiras. O objetivo é identificar marcas no terreno associadas a comunidades microbianas termais, bem como avaliar a sua diversidade ecológica e fatores abióticos como a temperatura e o pH de diferentes nascentes. Durante esta atividade os participantes terão a oportunidade de preparar e degustar um lanche geotermal.
27 jul.: 11h, 29 jul.: 12h

Anilhagem de Aves
Centro de Ciência Viva de Lagos
A Anilhagem de aves é uma atividade científica de investigação que nos permite estudar o grupo das aves. Através da anilhagem nós podemos saber quais as rotas de migração que as aves usam, se as populações de determinada espécie estão a aumentar ou a diminuir e ainda prever o que pode acontecer a outras espécies abaixo e acima da cadeia alimentar. Aprenda mais sobre o comportamento das aves, suas migrações, adaptações e importância para o meio ambiente.
Inscrições: Site
5, 12, 19, 26 ago., 2 set.: 9.15h

Conheça mais atividades e inscreva-se AQUI.