O BRINQUEDO PORTUGUÊS PELO OLHAR DOS IRMÃOS MELO

EO 2021 Ponte de LimaExp. TemporáriaAté 30 Mai., 3ª a Dom.: 10h-12.30h, 14h-18hM/03€
  • slider
  • slider

O Museu instalado na margem direita do rio Lima, que permite aos visitantes fazer uma viagem pelos fabricantes portugueses, desde os finais do século XIX até 1986, vai reabrir com a nova exposição de brinquedos em parceria com a IRMEL – Irmãos Melo.

O Museu do Brinquedo Português reabre ao público com uma nova exposição intitulada “O brinquedo português pelo olhar dos Irmãos Melo”, numa parceira instituída com uma das atuais empresas portuguesas que ainda se dedica ao fabrico de brinquedos em território nacional.

Nascida em 1966 pelas mãos de Fernando Melo, a IRMEL – Irmãos Melo é especializada no fabrico de moldes, de grandes exigências técnicas para injeção de plásticos, para diversos setores económicos. Começou a dedicar-se ao fabrico de brinquedos em 1977 e é conhecida no mercado pelas marcas King’s Toys, King’s Car e IRMEL.

Na altura, era um mercado pouco explorado em Portugal e a empresa, de cariz familiar, decidiu avançar neste setor e produzir os primeiros modelos de carros de fricção e de aviões que marcaram o início de um percurso sólido, resiliente e de constante evolução.

Os brinquedos produzidos na IRMEL são de linhas simples, feitos com plástico de qualidade e voltados, sobretudo, para a venda em feiras ou para serem utilizados em contexto de praia. Desde carros, tratores, raquetes, baldes de praia, até pandeiretas, guitarras e martelos de São João, a lista parece não ter fim e os sócios da IRMEL já perderam a conta à quantidade de modelos produzidos ao longo de 43 anos.

Nesta exposição poderá conhecer todo o seu trabalho através de uma diversidade de artigos e recordar algumas brincadeiras de infância.

A mostra estará patente de 9 de abril a 30 de maio na Sala de Exposições Temporárias deste espaço museológico.

De relembrar que alguns dos brinquedos que se encontram na exposição permanente foram produzidos pela IRMEL, revelando as técnicas de fabrico e as matérias-primas utilizadas.

Visite e desfrute!

Obs.: Existe bilhete família (pais + filhos), 6€.