HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR

EO 2019 LisboaExp. Permanente2ª a Dom.: 10h-17hM/03€ / 4€
  • slider

O Museu do Combatente mantém em exposição uma coleção de miniaturas de aviões militares. São cerca de 400!

Esta coleção foi construída ao longo de 70 anos pelo Engenheiro José Maria Sardinha, que construiu cerca de 400 modelos.

A coleção mostra expressivamente a evolução do avião desde 1903 data do primeiro voo motorizado (fluir dos irmãos Wright) até cerca de 1990.

Dos 400 modelos apresentados, cerca de 70% representam os principais aviões que atuaram durante a Segunda Guerra Mundial.

A exposição foi organizada rememorando factos importantes desse conflito, através dos aviões que neles participaram.

Nos modelos que se apresentam, as escalas em que foram construídos distinguem-se pelas cores. Os modelos são ainda agrupados por operações importantes realizadas por aviões nos vários conflitos que aconteceram durante o século XX.

Em vitrinas de grande visualização, podem ver-se os aviões que participaram na Batalha de Inglaterra, no ataque a Pearl Harbor, no famoso raid a Tóquio em abril  de 1942, na campanha do Norte de África, na Batalha do Atlântico e em muitas outras operações que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) não podia ser esquecida nesta exposição. Todos os aviões que a equiparam desde 1938 estão aí dignamente representados.

Dado que se desejou privilegiar o lado didático da exposição, ela é complementada por textos em português e inglês que resumem os acontecimentos em que participaram os aviões expostos.