AS FAMÍLIAS E O SUOR FRIO

EO 2021 LisboaExp. Temporária6, 13, 20, 27 Nov.: 10h-15hM/00€
slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A exposição nuclear da 1.ª Bienal de Joalharia Contemporânea de Lisboa, Suor Frio, tem lugar na galeria de exposições temporária, Igreja e Museu de São Roque, com a parceria do Museu da Farmácia, e tem atividades especiais para as famílias todos os sábados do mês de novembro.

Neste âmbito, propõe-se um conjunto de atividades para famílias com crianças, onde juntos exploram um aspeto marcante na história da joalharia — a proteção física e espiritual — e debatem sobre qual o seu sentido no século XXI.

Olha-se também para a relação entre as obras de arte e o contexto em que são expostas.

Desenhar no Museu | M/16
Workshop para quem, com ou sem experiência, procura no desenho uma forma de descobrir outros espaços e as suas histórias mais secretas. A antiga Casa Professa de São Roque apresenta-se como um edificado único na cidade de Lisboa, a sua relação com a cidade e os pormenores decorativos fazem dele um território ideal para a prática do desenho.
6 nov.: 15h

Mistérios em São Roque | 0-12
Um código de letras encontrado numa epígrafe de pedra com mais de 500 anos marca o início de uma aventura onde as famílias vão descobrir a história de São Roque, os seus painéis de azulejos e os espaços mais escondidos de uma igreja única da cidade de Lisboa. Este peddy paper é imperdível.
13 nov.: 15h

A brincar construímos o passado | 6-12
De uma forma participativa e divertida, a oficina "A brincar construímos o passado" dá a conhecer a Capela de São João Batista da Igreja de São Roque e as suas coleções de ourivesaria e têxteis que se conservam no museu. Com materiais recicláveis, as famílias podem construir as suas próprias obras de arte inspiradas nas peças desta coleção.
20 nov.: 15h

Desenhar a Cidade. Exercícios sobre Arquitetura e Urbanismo | 10-15
Nesta visita animada e atelier para famílias, os conceitos de arquitetura e de urbanismo são trabalhados em grupo através de um exercício de desconstrução de palavras. Uma vez discutidos os conceitos, passa-se para a análise do real, questionando a cidade, os bairros, as ruas e os edifícios que as rodeiam. A dialética entre função e forma assume protagonismo neste debate.
27 nov.: 10h

Descobrir… Animais em São Roque | 6-15
Nesta visita-jogo, as famílias seguem equipadas com um caderno de campo, lápis e uma planta da Igreja e do Museu de São Roque e exploram o espaço à procura dos animais escondidos nas obras de arte. De seguida os participantes devem identificá-los e classificá-los, para perceber melhor onde e como vivem, e as suas histórias e significados nas obras de arte.
27 nov.: 15h

Inscrições e mais informações: 213 240 869 | 887 | 889 | Email

Obs.: O ponto de encontro de todas as atividades é o Museu de São Roque. A participação é gratuita, mediante marcação prévia, uma vez que o número máximo de participantes é 15. Ao longo do mês de outubro, aos sábados, pelas 10h, há sempre uma atividade nova, a partir de diferentes obras da exposição.