INQUÉRITO: APRENDER A ANDAR DE BICICLETA

EO 2020 Inquérito
  • slider

Quantas crianças e adultos sabem andar de bicicleta em Portugal? Como aprendemos a andar de bicicleta? Será que os pais aprenderam a andar de bicicleta da mesma forma que os filhos? Se tiver mais de 18 anos, responda a um inquérito que pretende ajudar a dar resposta a estas questões.

Todos sabemos que o exercício físico é decisivo para o desenvolvimento motor saudável de uma criança. Com base nesta informação, surge o inquérito “Aprender a Andar de Bicicleta”, inserido no âmbito de um doutoramento em Motricidade Humana, especialidade de Comportamento Motor, da Faculdade de Motricidade Humana.

Este inquérito tem como objetivo explorar as relações entre a idade com que as crianças aprendem a andar de bicicleta de forma independente sem rodas de treino, quem as ensina, e outros aspetos como o tipo de bicicleta utilizada ou a associação a fatores demográficos. Pretende ainda fazer-se esta análise ao nível geracional.

O estudo coloca questões concretas como: Com que idade é que as crianças aprendem a andar de bicicleta? Que tipo de bicicleta que utilizaram (bicicleta sem pedais e/ou rodas laterais)? Em que local (rua, passeio da rua, jardim)? Com quem é que as crianças aprendem a andar de bicicleta? Será que os pais aprenderam a andar de bicicleta da mesma forma que os seus filhos?

Se tiver mais de 18 anos, partilhe a sua experiência connosco numa resposta breve a este inquérito. O seu contributo, bem como o dos seus amigos, é essencial.

A Estrelas & Ouriços - bem como a Escola Superior de Desporto de Rio Maior e a Federação Portuguesa de Ciclismo (Ciclismo para Todos) - é parceira deste projeto.