No dia 30 de outubro, o Edifício Impresa foi palco da 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços, dedicada a refletir sobre o brincar das crianças em Portugal. Famílias, especialistas, parceiros e provocadores da brincadeira não “brincaram em serviço” e partilharam a importância do brincar – “em todo o lado” – como fonte essencial de crescimento.
Em três painéis foram abordados: o tempo livre (é preciso encaixá-lo no dia a dia!), o impacto da tecnologia (não apenas uma vilã, mas também uma oportunidade de aprendizagem) e a qualidade dos espaços de brincadeira, sem esquecer os LABs e as dinâmicas das Brick Girls®, que entusiasmaram a audiência a desformatar através de legos.
👉Os dados do estudo “Portugal a Brincar” revelam que muitas crianças ainda brincam pouco (duas a três horas por dia) e sobretudo em casa (7 em cada 10), um alerta que tocou os participantes e que manifestou a urgência de devolver às crianças o tempo, o espaço e a liberdade para serem simplesmente crianças, relembrando o que já fomos. Afinal, parece simples…
👉 Os mini-repórteres do Expressinho e da SIC Explica.me trouxeram essa autenticidade dando voz às protagonistas deste encontro: as crianças. A Mel, a Madalena, a Francisca e o Sebastião mostraram a investigação que fizeram durante a manhã e as histórias que desconsobriram e que resumiram numa peça noticiosa.
👉 Projetos educativos inspiradores – como a “Escola Ativa” em Viseu – deram o exemplo de como brincar pode ser rotina, unir e transformar a sociedade e toda a comunidade educativa ou a “aldeia” (necessária para educar uma criança), como referiu Madalena Nunes Diogo. Sim, é possível!
A Estrelas & Ouriços, com o apoio do Instituto de Apoio à Criança e da Escola Superior de Educação de Coimbra, renovou o compromisso de valorizar o brincar como direito fundamental para uma vida saudável e para um futuro brilhante. Obrigada a todos: esta deve ser uma missão diária!
Assista ao vídeo da conferência e conheça o valioso contributo de cada um dos oradores convidados, com as suas diferentes experiências pessoais e profissionais.
Selecione as suas brincadeiras favoritas, arraste-as para o relógio e veja quanto tempo consegue brincar!
Objetivo: 60 minutos
Reinventar o Brincar : desafios e oportunidades
⏰ Como encontrar tempo no meio de agendas tão preenchidas? Estratégias e soluções imediatas!
📱 A tecnologia é uma força crescente na vida das crianças. Como promover aprendizagens criativas e interações sociais positivas?
🏫 A casa, a escola, a rua: como transformar cada lugar num convite sério a brincar?
🤞 Para agitar as ideias e inspirar novas perspetivas, contamos com os nossos Provocadores da Brincadeira – personalidades com voto na matéria, que desafiam as normas e convidam a repensar o lugar do brincar na vida das crianças e na sociedade.
👉 Vai ser uma manhã cheia de novidades, partilhas, experiências, surpresas e boas descobertas, em que todos vão contribuir para o bem comum do brincar!
👉 Os mini reporteres do Expressinho e Sic Explica.me vão andar por lá, para que não fique nenhuma história por contar.
Venha pensar, criar e brincar connosco! ⚽📚🎵
Inscreva-se já!
Assista Online
30 de outubro I 9h30 às 13h00
Dado o elevado número de inscrições os lugares presenciais encontram-se esgotados! Inscreva-se já para assistir à conferência em direto, preenchendo o formulário de inscrição.
A transmissão estará disponível à hora do evento, no site da Estrelas & Ouriços, SIC Notícias e Expresso.
Os mini repórteres entraram em ação na 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços! Com câmaras e perguntas curiosas transformaram o tema “Como brincam hoje as crianças em Portugal” numa reportagem cheia de energia e criatividade. Veja ou reveja o resultado pelos olhos de quem melhor sabe brincar: as crianças!
09h30 | Sessão de Abertura
Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços
Fernanda Salvaterra, membro da Direção do IAC
09h35 | Ativação Todos a Brincar – Brick Girls
09h45 | “O Tempo para Brincar” – Desafios Atuais
Identificar os obstáculos concretos que as famílias e escolas enfrentam hoje ao tentar proporcionar tempo e espaço para as crianças brincarem. Ao compreender estas dificuldades, podemos desenvolver estratégias práticas e soluções imediatas para melhorar a situação.
Provocador – Rui Mendes, professor da Escola Superior de Educação de Coimbra
Testemunho de Patrícia Castanheira, investigadora da LEGO Foundation e especialista em formação de professores
Convidados:
10h30 | “Papel da Tecnologia” – Oportunidades Futuras
A tecnologia é uma força crescente na vida das crianças. Investigar a fundo como a tecnologia pode ser utilizada para promover brincadeiras criativas, aprendizagem lúdica e interações sociais positivas ajuda-nos a criar oportunidades para o futuro.
Provocadora – Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços
Convidados:
11h10 | LAB’s & Coffee break
11h50 | Projeto educativo: Escola Missão Continente – Dá mais gosto ir à escola! Edição 2025/26.
12h00 | “Onde Brincam as Crianças” – Desafios Atuais e Oportunidades Futuras
O local de brincar tem um impacto direto na qualidade da experiência da criança. Analisar as razões pelas quais as crianças brincam mais em casa do que noutros locais e identificar oportunidades para melhorar os espaços de brincadeira ao ar livre e nas escolas é essencial. Isto envolve tanto superar os desafios atuais, como criar um futuro onde as crianças tenham acesso a ambientes de brincadeira mais estimulantes e enriquecedores.
Provocadora – Ana Lourenço, coordenadora do Setor HuB – Humanização e Direito a Brincar do IAC.
Convidados:
12h40 | Encerramento: os mini repórteres Expressinho e SIC Explica.me
Save the date: 30 de outubro | 9h30 às 13h00
Online
Inscreva-se já para assistir à conferência em direto, preenchendo o formulário de inscrição.
A transmissão estará disponível à hora do evento, no site da Estrelas & Ouriços, SIC Notícias e Expresso.
Dado o elevado número de inscrições os lugares presenciais encontram-se esgotados!
Save the date: 30 de outubro | 9h30 às 13h00
Online
Inscreva-se já para assistir à conferência em direto, preenchendo o formulário de inscrição.
A transmissão estará disponível à hora do evento, no site da Estrelas & Ouriços, SIC Notícias e Expresso.
Dado o elevado número de inscrições os lugares presenciais encontram-se esgotados!
Madalena Nunes Diogo é Diretora-Geral e Co-fundadora do Estrelas & Ouriços, um projeto dedicado à promoção de atividades para famílias. Licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira como Marketing Manager nas Selecções do Reader’s Digest. Representou o Estrelas & Ouriços em programas da SIC e RTP, foi júri em festivais e oradora em conferências de empreendedorismo feminino. Com vasta experiência, lidera iniciativas focadas na educação e desenvolvimento infantil.
Ana Lourenço é Psicóloga do sector de atividade lúdica do Instituto de Apoio à Criança, entidade parceira do estudo “Portugal a Brincar III” e desta conferência. Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho.
Rui Mendes é Coordenador do estudo Portugal a Brincar, uma colaboração entre a ESE-IPC, o IAC-Atividade Lúdica e o Estrelas & Ouriços, focada no estudo das práticas lúdicas das crianças em Portugal. É Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e leciona no Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância. Com uma carreira dedicada à investigação e ensino, Rui tem promovido a importância do brincar no desenvolvimento infantil e na educação.
Patrícia Castanheira é doutorada em Educação, com especialização em Liderança Educacional, e possui mais de 20 anos de experiência em investigação e desenvolvimento de projetos na área da educação e inclusão. A sua trajetória profissional integra investigação aplicada, avaliação de impacto e consultoria estratégica em liderança escolar, formação de professores, e desenvolvimento organizacional. Durante seis anos na Fundação LEGO, aprofundou o trabalho em brincar, criatividade e inovação pedagógica, colaborando com parceiros internacionais na cocriação de abordagens educativas centradas na criança e na transformação de sistemas de ensino. Atualmente, colabora com instituições académicas e organizações nacionais e internacionais para promover práticas inclusivas, liderança com propósito e inovação educativa.
Hugo Rodrigues é médico pediatra e autor, com vasta experiência no acompanhamento do desenvolvimento infantil e na promoção da saúde pediátrica. Além da sua prática clínica, Hugo tem-se destacado pelo seu trabalho na sensibilização de temas relacionados com a saúde infantil, através de livros, artigos e presença em plataformas digitais. É uma voz ativa na educação para a parentalidade, partilhando orientações e conselhos úteis para pais, cuidadores e educadores sobre o bem-estar das crianças.
Paula Costa é empreendedora de impacto social e mentora de Working Families. Mulher-mãe inquieta, lidera os projetos YesMomYouCan.com e Parents&Partners, desafiando empresas a repensar a Parentalidade e os Percursos Profissionais, com a envolvência de quem tem e não tem filhos. É certificada em coaching, inteligência emocional-social e mais recentemente em liderança feminina pela Nova SBE. Paula assume-se como embaixadora da comunicação consciente/não-violenta, acreditando no seu poder para construir pontes humanas.
É Autor da obra “A Escola que temos e a Escola que queremos” e coautor do livro “Scratch e Kodu – Iniciação à Programação no Ensino Básico”.
Paula Costa, inspetora-Chefe da Polícia Judiciária, coordena atualmente a secção que investiga a cibercriminalidade contra as pessoas na Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica. Com uma vasta experiência em investigação criminal e docência na área das metodologias de investigação, tem participado em diversas conferências dedicadas à segurança digital e à prevenção da criminalidade online, com especial enfoque na proteção de crianças e jovens no ambiente digital.
Licenciada em Farmácia pela Universidade de Lisboa e pós-graduada em Segurança Interna pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, é também mãe de cinco filhos — uma experiência que reforça a sua sensibilidade para os desafios da parentalidade no mundo digital.
Joana Cascais de Freitas, natural de Évora, casada, mãe de três rapazes (28, 22 e 19). Licenciada em Estudos Europeus pela Universidade Moderna de Lisboa deu aulas no Ensino Superior e em cursos de formação técnico-profissional (9º ao 12º). Trabalha na área da comunicação, na EMEL, desde 2002, mas a sua paixão pelo ensino e o gosto de lidar com crianças levou-a a desenvolver o projeto pedagógico de educação para a Mobilidade – “Pela Cidade Fora” – em 2016, na EMEL, sendo desde então a sua coordenadora.
Ermelinda Afonso, licenciou-se, em 2007, em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com especialização em Atividade Física Adaptada, e desde aí tem estado ligada a projetos de promoção para a atividade física e os hábitos de vida saudáveis para a comunidade viseense. Foi Professora de Atividade Física e Desportiva e integrou projetos de intervenção com crianças do 1º CEB e, durante mais de 10 anos, esteve ligada a programas de intervenção e investigação para a população sénior.
Desde 2017 que desempenha funções de Técnica Superior de Desporto no Município de Viseu e, atualmente, assume responsabilidades de coordenação da Unidade Orgânica de Gestão de Programas e Projetos de Atividade Física e Saúde da Divisão de Desporto, Saúde e Juventude.
Mãe de um menino com 6 anos, integra a equipa estratégica do Projeto Escola Ativa que prioriza, sob a égide do Viseu Ativo – Estratégia Comunitária de Promoção para a Atividade Física no Concelho de Viseu – impactar as comunidades escolares, através do brincar e do movimento, potenciando assim a criação de experiências positivas e contribuindo para ambientes “+ativos, +saudáveis e +felizes!”.
Gabriela Oliveira, licenciada em Gestão com especialização em Comunicação e Marketing, é responsável pela gestão do projeto Escola Missão Continente, o programa educativo da Missão Continente. Focado na literacia alimentar das crianças, o projeto adota uma abordagem holística e colaborativa, envolvendo pais, educadores, colaboradores e a comunidade escolar.
Fomos perguntar às crianças o que é para elas brincar, a que brincam e porque acham que brincar é tão importante. As suas respostas revelam tudo, com muita graça!
Na 6.ª Conferência Estrelas & Ouriços, conversámos com os nossos ilustres convidados sobre o tema do brincar. Aqui ficam as suas reflexões e insights sobre a importância e o impacto do brincar no desenvolvimento das crianças.
Madalena Nunes Diogo – Diretora-geral e co-fundadora do projeto Estrelas & Ouriços
Rui Mendes – Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra
Ana Lourenço – Coordenadora do Setor HuB – Humanização e Direito a Brincar do IAC
Inês Vieira – Brick Girls
Mafalda Zuzarte Reis – Grupo Capricciosa
Joana Clemente – Chicco
“O brincar é Inato na criança, no adulto e no idoso. Todos nós reconhecemos a importância da lúdicidade nas sociedades”
Hugo Rodrigues – Pediatra, Pediatria para Todos
Rui Lima – Professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor
Cristina Ponte – Coordenadora da Plataforma CriA.On (Crianças e Adolescentes Online). ICNOVA, NOVA FCSH
Ermelinda Afonso – Projeto Escola Ativa do Município de Viseu
Inês Morais de Alarcão – Criadora de conteúdos e mãe de 3
Ana Catarina Graça – Fundação MEO
Carla Costa – Inspetora-chefe, Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária
João Ezequiel – The Navigator Company
Gabriela Oliveira – Brand Manager, Missão Continente
Paula Costa – Mentora de Working Families na Parents&Partners
Laura Sanches – Psicóloga Clinica
Joana Cascais de Freitas – Responsável pelo projeto Pela Cidade Fora, EMEL
Sofia de Castro Fernandes – Autora, escritora e consultora
Elisabete Vieira – Pinóquio Fun & Culture
Sara Cardoso – Brand Manager Cerelac
Ernesto Farinha – Gerente do Bowling City
Nádia Torquato – Brand & Manager Chicco
Ana Molarinho – General manager Quantum Parks
Mariana Reis – Co-Fundadora MD MIRABILIS
Joana Cascais de Freitas – Coordenadora do projeto Pela Cidade Fora, EMEL
Madalena Nunes Diogo – Diretora-geral e co-fundadora do projeto Estrelas & Ouriços
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos