O Programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis” faz 25 anos e quer comemorar junto das famílias e das escolas, através de um evento com os melhores especialistas de diversas áreas. No dia 15 de outubro, todos os caminhos vão dar à conferência “Como comem hoje as crianças em Portugal?”.
O Programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis” teve início em 1999, em parceria com a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, Inovação e Ciência com o objetivo de promover uma alimentação equilibrada e sustentável como parte de um estilo de vida saudável.
Este programa direciona-se às escolas, mas também às famílias e à comunidade, através de conteúdos e ações lúdico-pedagógicas.
A Estrelas & Ouriços associa-se à Nestlé neste evento para a celebração dos 25 anos do programa, que promove comportamentos mais saudáveis e sustentáveis das famílias, das escolas e das gerações futuras.
A conferência “Como Comem Hoje as Crianças em Portugal?” é, assim, alusiva às comemorações dos 25 Anos do Programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis”.
Este evento, que acontece a 15 de outubro, propõe um momento de reflexão e partilha sobre os desafios que os educadores – no âmbito familiar e escolar – enfrentam ao promover uma alimentação saudável e sustentável junto das suas crianças.
Quais as estratégias para consciencializar e envolver as crianças? E como implementar as melhores práticas no dia a dia em contexto familiar e escolar? O que dizem os especialistas?
Save the date
15 de outubro I 9h30 às 13h
Auditório Henri Nestlé, Campus Nestlé Portugal, Linda-a-Velha
Vagas Limitadas – Garanta o Seu Lugar!
Diversos estudos referem a importância de uma alimentação equilibrada para um adequado desenvolvimento das crianças, quer a nível físico quer cognitivo, dando especial ênfase ao pequeno-almoço.
Em 2019, o programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis” desenvolveu um estudo para avaliar a composição do pequeno-almoço das crianças dos 3 aos 10 anos, em Portugal.
Nessa altura, apenas 17% das crianças incluía fruta na primeira refeição do dia e este consumo era mais frequente nas crianças cujo pequeno-almoço habitual incluía leite simples.
Passados 5 anos, no ano de celebração dos 25 anos do programa, voltamos ao tema “Como comem as crianças em Portugal” para tentar descobrir como mudaram os seus hábitos alimentares.
09h30 | Check In
10h00 | Sessão de Abertura
10h10 | Mesa redonda “Como comem hoje as crianças em Portugal?”
Apresentação dos resultados – Estudo sobre a alimentação das crianças em Portugal.
Os desafios que os Pais e as Escolas enfrentam em promover e implementar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.
Moderação: Estrelas & Ouriços
11h | Keynote Speaker – Alexandra Bento, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, ex-bastonária da Ordem dos Nutricionistas
11h20 | Coffee break
Pausa para troca de experiências, informações e contactos entre os convidados e parceiros
11h40 | VOXPOP Conversa com várias crianças sobre os seus hábitos alimentares
11h45 | Mesa redonda “Crescer saudável”
Estratégias para consciencializar e envolver as crianças na escolha e preparação de refeições saudáveis, que também sejam ecologicamente responsáveis.
Moderação: Estrelas & Ouriços
12h30 | Sessão de Encerramento
David Carlos da Rocha Sousa, Diretor-Geral da Educação
Madalena Nunes Diogo é Diretora-Geral e Co-fundadora do Estrelas & Ouriços, um projeto dedicado à promoção de atividades para famílias. Licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira como Marketing Manager nas Selecções do Reader’s Digest. Representou o Estrelas & Ouriços em programas da SIC e RTP, foi júri em festivais e oradora em conferências de empreendedorismo feminino. Com vasta experiência, lidera iniciativas focadas na educação e desenvolvimento infantil.
.
Helena Real é Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição e Coordenadora Editorial da Acta Portuguesa de Nutrição. Com vasta experiência em programas de Sustentabilidade Alimentar, é também professora auxiliar convidada no Instituto Universitário de Ciências da Saúde e membro da Unidade de Investigação em Toxicologia – TOXRUN. Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, com especialização na Dieta Mediterrânica, é mestre em Saúde Pública e especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública. Coordenadora pedagógica de pós-graduações em Nutrição e Suplementação Alimentar e Nutrição no Desporto.
Sónia Maria Garcia Fernandes, 46 anos. Professora do 1º Ciclo há 24 anos. Mestrado em Ensino da Matemática.
Coordenadora da EB Mello Falcão (Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Concelho de Odivelas) desde 2014.
Participação em vários projetos relacionados com hábitos de alimentação saudável e combate à obesidade.
Rui Lima, licenciado em Ciências da Nutrição e pós-graduado em Promoção e Educação para a Saúde, exerce funções no Ministério da Educação de Portugal desde 1999, sendo responsável pela Educação Alimentar. Desde 2018, coordena o Domínio Saúde na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Representa o Ministério em várias comissões e grupos de trabalho relacionados com alimentação saudável e educação alimentar. É autor de mais de 160 comunicações e diversas publicações na área.
Alexandra Bento é licenciada em Ciências da Nutrição, mestre e doutorada na área alimentar, com uma vasta experiência em segurança alimentar e nutrição. Atualmente, é coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e docente na NOVA Medical School. Foi a primeira Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, cargo que exerceu de 2012 a 2023. É reconhecida pelas suas contribuições na promoção de hábitos alimentares saudáveis, tendo recebido várias distinções nacionais. Também colabora com diversas instituições de saúde e investigação.
Hugo Rodrigues é médico pediatra e autor, com vasta experiência no acompanhamento do desenvolvimento infantil e na promoção da saúde pediátrica. Além da sua prática clínica, Hugo tem-se destacado pelo seu trabalho na sensibilização de temas relacionados com a saúde infantil, através de livros, artigos e presença em plataformas digitais. É uma voz ativa na educação para a parentalidade, partilhando orientações e conselhos úteis para pais, cuidadores e educadores sobre o bem-estar das crianças.
.
.
.
David Carlos da Rocha Sousa é o atual Diretor-Geral da Educação e Diretor Municipal de Educação de Cascais, além de liderar o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo. Exerceu o cargo de vice-presidente da ANDAEP até dezembro de 2023 e participou em grupos de trabalho focados na recuperação de aprendizagens dos alunos. Foi membro do Conselho das Escolas entre 2014 e 2018. É Mestre em Ciências da Educação, com especialização em Gestão e Administração Escolar, pela Universidade de Lisboa.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos