ZEN PARA APRENDER MAIS E MELHOR

EO 2019 Saúde Mental
  • slider

Os nossos vizinhos espanhóis estão no bom caminho: 50 escolas adotaram um programa de meditação em ambiente de aula. Os benefícios vão desde a redução da ansiedade à melhoria da aprendizagem.

Cada vez mais neurocientistas acreditam que a meditação influencia diretamente o estado emocional e ajuda no processo de aprendizagem. Em Espanha, pelo me-nos meia centena de escolas adotaram um programa que usa esta prática ances-tral, feita de técnicas de relaxamento e introspeção, para melhorar o desempenho e a saúde dos alunos.

O programa Treva (Técnicas de Relaxamento Existencial Aplicadas nas Aulas) foi desenvolvido pelo especialista em psicopedagogia Luis López, investigador na Universidade de Barcelona e autor do livro Meditación para Niños (Meditação para crianças). Foi o próprio quem explicou à revista Telva que o seu projeto tem quatro grandes objetivos:  aumentar o rendimento escolar dos alunos, cuidar da saúde, melhor a relação na sala de aula e educar para a espiritualidade. «Basta perceber o ruído que existe dentro de nós próprios para compreender a impor-tância de implementar este tipo de programas nas escolas», defendeu Luis López.

Pesquisas recentes mostram que meditar ajuda a modelar certas zonas do cérebro e a combater a ansiedade. Tania Singer, diretora do departamento de Neurociên-cia do Instituto Max Planck, na Alemanha, atesta que «um treino mental diário pode produzir alterações estruturais em algumas zonas do cérebro, o que ajuda a melhorar a inteligência emocional». E acrescenta: «Quando aplicadas nas escolas, estas práticas revelam um impacto ainda maior».

Nove técnicas para meditar (ou praticar mindfulness - atenção plena):

1 - Atenção
Compreende três níveis de atuação. Estar concentrado nos próprios pensamentos, nas emoções e no corpo.

2 - Respiração
Aprender a identificar as zonas do corpo implicadas na respiração (por exemplo: tórax ou abdómen) e aplicar-lhes a técnica de relaxamento.

3 - Visualização
Tentar visualizar mentalmente objetos ou cenários que ajudem a descontrair.

4 - Palavra
Conseguir expressar por palavras o que se está a sentir. Usar palavras que acal-mem.

5 - Relaxamento
Altura de relaxar os músculos e deixar-se ir.

6 - Consciência
Tomada de consciência dos estímulos exteriores de forma a identificar o que do-mina.

7 - Postura
Aprender as posições mais corretas e saudáveis.

8 - Energização
Saber expressar o que se sente através de gestos.

9 - Movimento
Aprender a suavizar os movimentos e a mudar de postura com total consciência do corpo.

Fonte: programa Treva