PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM

EO 2018 Saúde | Fonte: Pin - Centro de Desenvolvimento
  • slider

O desenvolvimento de linguagem dá-se no decorrer de cada momento, perante tudo o que a criança vê, ouve, descobre e vive nos mais diversos contextos.

Cada momento é, por isso, uma altura ótima para estimular o desenvolvimento de linguagem da criança.

Quando uma criança possui dificuldades na aquisição das competências de linguagem é importante que nós, adultos, adotemos estratégias para ajudar neste mesmo desenvolvimento.

Dependendo das dificuldades específicas de cada criança, as estratégias poderão ser adaptadas à necessidade. Cada família poderá encontrar no seu dia-a-dia, estratégias que se adequem melhor à sua dinâmica.

O que pode então fazer no dia-a-dia para ajudar a estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho?

Converse
Fale com a criança/jovem sobre o que vão fazer, o que fizeram, ou viram. Sobre os desenhos animados que estão a ver na televisão, vá fazendo comentários e fazendo perguntas. Motive a criança a explorar a conversa e a fazer perguntas.

Dê tempo
A criança/jovem pode necessitar de mais tempo para responder perante uma pergunta, ou mesmo um comentário que tenha feito. Aguarde pela resposta, para que esta seja mais espontânea, tente não falar na vez da criança, não converse ou responda por ela.

Brinque
As crianças envolvem-se naturalmente em jogos e brincadeiras, por isso aproveite estes momentos para aumentar o vocabulário, expandir as construções de frases, ou aperfeiçoar outros aspetos de linguagem. A criança/jovem estará naturalmente mais recetiva a aprender se estiver motivada perante a atividade.

Aproveite cada momento
No dia-a-dia há inúmeros momentos ótimos para ajudar a desenvolver a linguagem. Aproveite o momento do banho e fale/mostre os brinquedos e improvise uma história na qual eles e o seu filho são as personagens, nomeie cada parte do corpo, a imaginação não tem limites e quanto mais absurda for a mesma, maior será a motivação. Aproveite a hora da refeição para proporcionar à criança situação/ões em que tenha de fazer pedidos, ou aumentar o vocabulário sobre alimentos. Aproveite a hora de deitar para contar uma história com a participação da criança.

Em suma, não há necessidade de um momento específico para promover o desenvolvimento da linguagem do seu filho/a, e os contextos não fictícios ou orquestrados são sempre preferíveis e garantidamente mais divertidos.


Artigo desenvolvido por: Ana Costa - Terapeuta da Fala - PIN - Núcleo das Perturbações do Espetro do Autismo e Défices Cognitivos


PIN - Centro de Desenvolvimento