OS NUTRIENTES DO QUEIJO

EO 2016 Alimentação | Fonte: a Vaca Que Ri
  • slider
  • slider

O queijo é um alimento extremamente valioso do ponto de vista nutricional, pela sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais.

Para uma boa forma física durante o ano e para uma vida mais saudável é recomendada a prática regular de atividade física, aliada a uma alimentação completa, variada e equilibrada.

O queijo é um alimento extremamente valioso do ponto de vista nutricional, pela sua riqueza em proteínas, vitaminas e minerais.

Proteínas
O queijo é um dos alimentos mais ricos em proteínas; a maioria dos queijos possui entre 18 e 32g de proteínas por cada 100g de queijo. As proteínas do queijo são de elevado valor biológico (qualidade) pois contêm todos os aminoácidos essenciais, os quais são indispensáveis ao normal funcionamento do organismo.

Cálcio
O cálcio é o maior trunfo do queijo. O queijo é rico em cálcio, um mineral essencial na formação e crescimento de ossos e dentes.

Fósforo
O fósforo é um nutriente fundamental na formação e crescimento de ossos e dentes. É importante para o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos. Contribui também para a produção e armazenamento de energia.

Vitamina A
A vitamina A possui um papel essencial no processo de visão, no funcionamento do sistema imunitário (defesas do organismo) e dos órgãos reprodutores. Possui também um papel essencial na diferenciação e crescimento das células epiteliais, no crescimento ósseo e no crescimento tecidual em geral.

Vitamina B2
A vitamina B2 é essencial na obtenção da energia necessária a todos os processos e reações  do organismo humano, nomeadamente para extrair dos alimentos a energia dos hidratos de carbono, proteínas e lípidos. É uma vitamina essencial para o crescimento e reparação dos tecidos, importante no metabolismo e para manter uma boa saúde.

Vitamina B12
A vitamina B12 é essencial para muitas reações  enzimáticas, tornando-se importante no normal funcionamento do metabolismo de todas as células, principalmente as células do tecido nervoso, medula óssea e trato gastrointestinal. Em indivíduos bem nutridos, a vitamina B12 é armazenada, principalmente no fígado, em quantidades significativas, num período de 5 a 7 anos.

Lactose
Ao contrário do leite, o queijo é praticamente desprovido de lactose. Deste modo, torna-se uma excelente alternativa para os que não toleram a lactose no leite.

Lípidos
A gordura varia quantitivamente conforme o tipo de queijo. A fração  lipídica é importante no acentuar do sabor, aroma e untuosidade da pasta. O queijo, pelas suas características, é pois um alimentos que pode ajudar a equilibrar refeições rápidas, práticas e simples. Para além de ter um sabor agradável, é um alimento saudável que os miúdos e graúdos transportam e consomem bem fora de casa.




Conteúdo desenvolvido por A Vaca que Ri