O SONO NOS BEBÉS

EO 2017 Saúde e Bem Estar | Fonte: For Babies
  • slider

Porque é que nos bebés, acordar de noite é tão natural... como a sua sede?

De facto a ideia de que os bebés devem dormir a noite toda é uma modernice do séc. XX, porquê porque o mais natural para um bebé (quer em termos de evolução da espécie quer em termos de desenvolvimento) é acordar varias vezes de noite!

Aqui estão algumas das razões:

1 Ao contrário de outros mamíferos, os bebés humanos chegam ao mundo, mais cedo do que era suposto (9 a 18 meses mais cedo por comparação com outros animais), nascendo muito imaturos em termos de desenvolvimento (nomeadamente cerebral) e por isso precisam de muito contacto de um útero externo, que os ajude a desenvolver por exemplo, os 25% do cérebro do adulto com que nascem (mas que no final do 3º ano já chegou aos 80%), onde muitos sistemas estão por desenvolver e totalmente à mercê de uma boa relação afetiva e uma boa dose de experiências sensoriais

2 Os bebés precisam muito e confiam totalmente nos seus pais, para se acalmarem, e o facto de não estar lá ninguém que os acalme deixa-os altamente stressados! Isto é,  quando deixados sozinhos para  aprenderem a deixar de chorar para adormecer (com alguns métodos de treino de sono), ao contrario dos níveis de stress dos pais, que diminui por já não ouvirem o bebé a chorar, os seus não! Pelo contrario, aumentam e ficam aumentados durante cerca de 3 dias, o que é cáustico para um cérebro em desenvolvimento!

3 Os bebés que acordam mais durante a noite, geralmente tendem a ser mantidos mais perto de seus pais e por isso mesmo, têm as suas necessidades mais prontamente atendidas e desenvolvem uma maior empatia e melhor autorregulação!

4 Nem mesmo os adultos dormem a noite toda! Em adultos fazemos ciclos de cerca de 90 minutos chegando quase ao ponto de acordar, para voltar a entrar noutro ciclo, a maior parte das vezes despertamos, aconchegamos a almofada até temos consciência que estamos a despertar, mas também, de que temos que voltar a dormir... e de manhã quando nos levantamos, nem memoria temos de termos acordado!...
Os bebés têm ciclos muito mais pequenos, e quando despertam (por muitas razões) não querem votar a dormir e lutam literalmente contra o voltar a adormecer por sua conta!

7 Já pensou que durante a noite, o seu bebé usufrui da sua atenção total? Pois é , com o nosso ritmo de vida alucinante e pouco respeitador das necessidades dos bebés, falhamos constantemente em dar aos nossos filhos o que eles mais precisam: nós! Regra geral do fim de tarde até à meia-noite a coisa tende a piorar, porque os bebés mantendo-se acordados, certificam-se de que vão receber mais atenção dos pais! Garantindo assim tudo o que precisam para a sua sobrevivência psicológica.

8 Os bebés não foram desenhados para ficarem longe dos pais! Ao longo de milénios de história, os bebés em todo o mundo, cresceram em contacto cola cientistas ao teto com as suas mães, o tempo todo. Por isso dormiam quando tinham sono e estavam acordados quando tinham que estar. É por isso que o cossleping é uma técnica tão popular por todo o mundo, muito mais do que algumas pessoas possam pensar!


9 Os bebés necessitam de contacto pessoal como de pão para a boca e ficam muito desolados quando não o obtêm! E como hoje em dia se torna tão difícil conciliar trabalho com estar em contacto permanente com os filhos, o melhor mesmo é garantir que se está o mais próximo possível quando estamos com eles!

10 Os bebés humanos não foram desenhados para dormir longos períodos, não é bom para eles, e não há absolutamente evidência científica nenhuma, de que não possa existir qualquer benefício num bebé durma conseguir dormir durante mais tempo e de forma consistente (a não ser para sanidade mental dos pais!) mas há vantagens, entre muitas, a ciência demonstra que o facto de um bebé acordar muito durante a noite está associado a níveis de inteligência mais elevados e uma melhor saúde mental!


Artigo desenvolvido por Clementina Almeida,
Diretora, For Babies.