CÓLICAS NOS RECÉM-NASCIDOS

EO 2018 Saúde | Fonte: Walk'in Clinics
  • slider

As cólicas nos recém-nascidos são bastante frequentes nas primeiras semanas de vida, podendo no entanto, prolongarem-se até aos três meses de idade.

Duram pelo menos três horas por dia, mais de três dias por semana em pelo menos três semanas, em crianças saudáveis. A criança apresenta um quadro de agitação, irritabilidade e choro persistente.

Principais sintomas:
- Choro irritativo, por longos períodos;
- Abdómen distendido;
- Padrão de sono alterado;
- Durante os episódios de cólicas, o bebé arqueia as costas, dobra os joelhos até ao peito, fecha as mãos e mexe os membros superiores e inferiores vigorosamente.

Podem ser aliviadas:
- Colocando o bebé de bruços;
- Aplicando toalhas de água morna sobre a barriga do bebé;
- Fazendo ginástica com as pernas do bebé, como se ele tivesse a pedalar;
- Se a mãe estiver a amamentar, deve ter uma alimentação cuidada, evitando alguns alimentos, tais como, produtos lácteos, suplementos dietéticos, chocolate, nozes, soja, citrinos, café, chá, coca-cola, cebola, alho, condimentos, especiarias, repolho e outros alimentos potencialmente irritantes. Estes alimentos devem ser evitados durante todo o período de amamentação;
- Através de massagens (massagem de Shantala).

Massagem de Shantala
- Caracteriza-se por uma série de movimentos suaves e relaxantes, permitindo que o bebé relaxe, aumente o sentido de segurança e melhore os padrões de sono;
- Promove também a relação mãe/pai com a criança e o desenvolvimento emocional da mesma.

Como fazer?
- Deve ser feita num ambiente calmo e relaxante;
- Os pais devem adotar uma posição confortável;
- Deve ser utilizado um óleo de massagem próprio, para facilitar o deslizamento, o óleo de massagem não deve ser usado no rosto;
- Antes de iniciar a massagem, deve-se aquecer as mãos friccionando uma na outra.

1º Passo - Tocar o rosto (sem óleo)
- Com os polegares no centro da testa, afaste-os, seguindo para o lado acompanhando a linha das sobrancelhas. Retorne ao ponto inicial e reinicie o movimento, avançando sempre mais, até contornar os olhos.
- A partir do centro da testa, deslize os polegares suavemente, passando pelas laterais do nariz em direção às bochechas, fazendo um pouco mais de pressão nesta região.
- Deslize os polegares partindo das sobrancelhas, passando pelos olhos (fechados), pelas bochechas, até aos maxilares. Continue o movimento, desde o maxilar inferior até às orelhas.

2º Passo - Relaxar o peito (com óleo)
- Coloque as mãos lado a lado no centro do peito do bebé. Deslize as mãos para os lados passando pelos ombros, braços e mãos.
- Apoie as mãos na parte inferior da barriga do bebé, afastadas e próximas à lateral do tronco. Com uma das mãos, cruze o tronco do bebé de baixo para cima na diagonal, até passar a borda externa da mão, na lateral do pescoço. Nesse momento, inicie o movimento com a outra mão na direção oposta. Alterne sucessivamente as mãos.

3º Passo - Trabalhar os braços e mãos (com óleo)
- Com uma das mãos segure o braço do bebé na altura do ombro e deslize a outra em direção ao pulso. Recomece o movimento sempre alternando a ordem das mãos.
- Envolva com as duas mãos o braço do bebé na altura dos ombros. As mãos partem juntas em direção ao punho, em movimentos opostos de vai e vem, torneando suavemente o braço. Chegando ao pulso, recomece pelo ombro.
- Para este movimento, não reaplique óleo. Com os polegares segure a mão do bebé massajando do centro em direção aos dedos, deslize a palma da sua mão pela palma da mão do bebé.

4º Passo - Estimular a barriga (com óleo)
- Coloque uma das mãos na base do peito do bebé e deslize-a até à parte inferior da barriga. Quando uma mão termina, a outra recomeça, num movimento de ondas.
- Segure os tornozelos do bebé e com as pernas elevadas, repita os movimentos anteriores com o antebraço.
- Faça movimentos circulares com as mãos ao redor da barriga no sentido dos ponteiros do relógio.

5º Passo - Trabalhar pés e pernas (com óleo)
- Com uma das mãos, segure a coxa do bebé e deslize a outra mão em direção ao tornozelo. Recomece o movimento alternando sempre a ordem das mãos.
- Envolva com as duas mãos a perna do bebé na altura da coxa. As mãos partem juntas em direção ao pé em movimentos opostos de vai e vem, contornando suavemente a perna. Chegando ao pé, recomece pela coxa novamente. Use mais óleo para facilitar este movimento.
- Comece massajando a planta do pé. Primeiro o seu polegar parte do calcanhar, em direção a cada dedo. Faça uma leve pressão em cada dedo do pé. Termine passando a palma da sua mão na planta do pé.

6º Passo - Tocar nas costas (com óleo)
- Coloque as mãos na nuca e vá descendo até às nádegas, massajando as costas num movimento de vai e vem. Volte para a nuca com os mesmos movimentos.
- Coloque a mão direita sobre as nádegas do bebé, onde deve permanecer para oferecer sustentação. Deslize a mão esquerda a partir da nuca sobre a coluna em direção às nádegas, até as mãos se encontrarem.
- Segure com a mão direita os pés do bebé. Deslize a mão esquerda da nuca até aos calcanhares.






Conteúdo desenvolvido pela Enfermeira Tânia Salgueiro.
Walk'in Aveiro



A Walk´in Clinics tem uma equipa multidisciplinar que reúne médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas e podologistas disponíveis para acompanhar e aconselhar ao longo do ciclo de vida.

Mude a forma como cuida de si. Comece hoje!

walkinclinics.pt
808 202 080f