SERÁ UM PROBLEMA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL?

EO 2017 Desenvolvimento | Fonte: Fale Connosco
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O seu filho não gosta de ser tocado ou procura constantemente o toque? Corre demasiados riscos e passa a vida a ir contra objetos? Tapa os ouvidos, grita ou chora quando existe muito barulho?

O seu filho enquadra-se nestas características ou noutras semelhantes? Saiba se pode ser um problema de integração social.

A integração sensorial é um processo neurológico, através do qual o cérebro organiza as informações vindas do nosso corpo e do ambiente, de modo a que o nosso corpo tenha respostas eficientes ao contexto em que estamos. Os nossos sentidos dão-nos informação sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente à nossa volta. Essas sensações dirigem-se ao cérebro e, quando isso acontece de forma organizada, o cérebro usa essas sensações para formar perceções, comportamentos e aprendizagem. As nossas capacidades de processamento sensorial são usadas para a interacção social, para o desenvolvimento de capacidades motoras e para a atenção e concentração.

Quando uma criança tem dificuldades no processamento sensorial, isso irá afetar todas as áreas da sua vida. Essa dificuldade caracteriza-se pela incapacidade do cérebro processar informações eficientemente e é chamada de disfunção da integração sensorial (DIS). A disfunção acontece quando o processo recíproco de entrada ou a organização da resposta e a saída desta é interrompido ou não acontece corretamente. Correr, saltar, escrever ou ler exige uma boa capacidade de integração sensorial, por exemplo.

A criança com disfunção na integração sensorial pode apresentar vários sintomas tais como: não gostar de ser tocado ou procurar constantemente o toque; correr demasiados riscos indo contra objetos, por exemplo; tapar os ouvidos, gritar ou chorar quando existe muito barulho; só gostar de atividades com movimento ou não as tolerar; mostrar pouca ou nenhuma reação a estímulos, incluindo a dor e calor ou frio extremos, ou reagir demasiado; chorar ou ficar incomodado com as etiquetas ou a textura da roupa.

Se há um problema na integração sensorial, este interfere diretamente no processo de aprendizagem o que acaba por causar dificuldades comportamentais com consequência no desempenho do seu filho na sala de aula. Assim, para que a criança com disfunção na integração sensorial consiga ter sucesso nas ocupações do seu dia-a-dia, é essencial uma avaliação o mais precocemente possível e a intervenção de um Terapeuta Ocupacional.


Caso tenha dúvidas sobre os comportamentos do seu filho, responda a este questionário e aguarde a resposta da terapeuta.

Conteúdo desenvolvido por:
Margarida Sabino - Terapeuta Ocupacional