MODELOS POSITIVOS

EO 2018 Educação | Fonte: Ousar Crescer
  • slider

Os educadores (pais, familiares, professores...), são importantes modelos de comportamento. O seu papel na aquisição das competências desejadas para as crianças é valioso!

Quando perguntamos aos pais que expectativas gostariam de ver cumpridas com a educação dos seus filhos, ouvimos respostas como:

- Autonomia e responsabilidade
- Determinação para perseguir objetivos
- Capacidade de estabelecer relações gratificantes
- Honestidade e solidariedade
- Persistência mesmo perante a adversidade
- Esperança no futuro

Os educadores, quer sejam pais ou outros familiares, professores, auxiliares de educação ou mesmo treinadores desportivos, são importantes modelos de comportamento. O seu papel na aquisição das competências desejadas para as crianças é valioso!

Como tal, devem ter em conta que:

- As crianças interiorizam melhor o que veem fazer do que o que lhes é dito para fazer;
- Face a uma dificuldade ou desafio, intuitivamente, as crianças reproduzem verbalizações e atitudes habitualmente usadas pelos adultos que lhes são próximos e significativos;
- Quando nos zangamos com uma criança, por algo que ela fez de forma incorreta, devemos sublinhar a mensagem de amor que está na base da nossa atitude.

Ser um modelo de boas práticas pressupõe também uma reflexão sobre a forma como:

- Reagimos às frustrações
- Conseguimos (ou não) autocontrolo
- Persistimos (ou não) perante as dificuldades
- Perante um problema, nos centramos neste ou na solução
- Cooperamos (ou não) com os outros
- Nos concentramos (ou não) nas nossas tarefas
- Respeitamos (ou não) as regras sociais e a autoridade
- Somos (ou não) capazes de emitir verbalizações positivas

Mas, apesar de modelos, somos seres humanos, com as nossas imperfeições e erros, tendo cada um o seu estilo próprio. É importante:

- Ser genuíno
- Admitir falhas e pedir desculpa
- Mostrar que os erros são boas oportunidades de aprendizagem
- Ser firme e ao mesmo tempo gentil


Conteúdo desenvolvido por:
Alexandra Frias, Técnica Superior de Educação
Nuno Francisco Maia, Psicólogo