ADORMECER E ACORDAR COM VISTA PARA SINTRA

EO 2019 Região de LisboaPasseio
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Um novo hotel destinado a famílias abriu às portas de uma das vilas e serras mais visitadas do País. Aproveite para descansar, entreter as crianças e respirar o ar da montanha e do oceano.

Mesmo a tão poucos minutos de Lisboa, passar um fim de semana em Sintra pode ser sinónimo de verdadeiro descanso e enriquecimento cultural tanto para adultos como para crianças. É impossível que não se deixem absorver pelo arvoredo cerrado – embora simpático e de longos braços – que vai cumprimentando ao longo dos itinerários; e pelos pormenores que se afinam a cada novo olhar.

Comece o percurso com uma visita ao Palácio de Monserrate, não sem antes se demorar no rico Jardim Botânico que o envolve. Os miúdos vão gostar de aprender sobre as múltiplas espécies que ali moram, chegadas de todo o mundo, organizados por áreas geográficas. A obra tem assinatura do paisagista William Stockdale, do botânico William Nevill, do mestre jardineiro James Burt e de Francis Cook, que viria a tornar-se o primeiro Conde de Monserrate.

O Jardim faz a ligação para uma das mais icónicas criações arquitectónicas e paisagísticas do Romantismo em Portugal: o Palácio combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas, bem como motivos exóticos e vegetalistas que não são mais do que o espelho da harmonia do exterior.

Já que está muito próximo do centro histórico da vila, dê por lá uma “voltinha”. Se ainda tiver tempo, visite um dos mais interativos museus do País – o Newsmuseum – e informe os mais pequenos sobre o que fez notícia no tempo dos seus bisavós; informações que podem anteceder um lanche adoçado pelas queijadas ou pelos afamados travesseiros de Sintra.

Se quiser optar por caminhar, e se as crianças tiverem um nível médio de preparação física, a sugestão vai para o Percurso de Santa Maria, uma rota pedestre que ascende a dois dos mais notáveis monumentos de Sintra, o Castelo dos Mouros e o Parque e Palácio da Pena. O trilho percorre sobretudo caminhos pavimentados e de piso regular, em zonas de floresta, num gradiente suave com algumas inclinações abruptas. Garante-se uma vista panorâmica difícil de igualar.

Se preferir um passeio por estes monumentos com menos esforço físico, aproveite os serviços de hop-on hop-off, que percorrem os Parques da Pena e de Monserrate e que estão incluídos no bilhete de entrada dos monumentos. Consegue ainda ter acesso a um dos locais mais emblemáticos do Parque da Pena – o Chalet da Condessa d’Edla – adquirindo o bilhete para o Parque ou para o Palácio Nacional da Pena.

É desta última Maravilha de Portugal que consegue avistar um dos recém-inaugurados hotéis Vila Galé, que constitui opção para passar a noite. Com uma forte componente de wellness e bem-estar, o Vila Galé Sintra Resort Hotel, Conference & Revival Spa goza da envolvência e da beleza paisagística da vila e é um excelente espaço para estar em família, como é, aliás, apanágio deste grupo de hotéis.

A grande aposta deste healthy lifestyle hotel vai para diferentes programas de bem-estar físico e mental, com propostas de alimentação saudável e equilibrada, reeducação de hábitos alimentares, aconselhamento e intervenção de várias especialidades médicas e check-up.

Assim, para os adultos, há refeições de baixo teor calórico num restaurante versátil, Spa Satsanga com piscina e vista panorâmica, sauna, jacuzzi, banho turco e salas para massagens, ginásio e área de fitness, circuito de manutenção, campos polidesportivos, atividades diárias (caminhadas, aulas de yoga, ateliers de artes plásticas e de culinária, workshops de relaxamento).

Para os miúdos, não podia faltar a piscina, o Clube Nep (a mascote do grupo hoteleiro), com trampolins, parque infantil e carrossel, horta pedagógica e animação diária. A programação preenche um dia inteiro e o difícil será quebrar este circuito de brincadeira.

A decoração do hotel alude à história de Sintra, à gastronomia local e às tradições ligadas à presença da realeza portuguesa na região. A cada cabeceira de cama de quarto corresponde a uma lenda/mito de Sintra. Sendo que se contam 136 quartos nesta unidade, podemos afirmar que estamos na presença de um “livro” de memórias.

Construído de raiz no Casal da Granja, às portas da Várzea de Sintra, com vista para a Serra e para o Palácio da Pena, a localização confere-lhe o prolongamento do misticismo que a Vila dá a quem a procura.

Partindo do hotel, e em pouco tempo, alcança-se o Cabo da Roca ou as Azenhas do Mar, dois dos lugares mais visitados da zona. Aprecie também as vistas de mar dramáticas do Magoito, da Aguda, da Praia Grande e da Adraga; perca-se pelas estradas e pelas aldeias da zona saloia, desde Fontanelas e Gouveia a São João das Lampas, Açafora, e mais além, escolhendo sempre os caminhos secundários.