A ILHA LILÁS

EO 2016 Açores | Passeio
  • slider

Passe um fim de semana na ilha Terceira e viva umas férias em família em plena natureza.

A ilha Terceira é a segunda ilha mais habitada dos Açores. É a ilha mais a Leste das cinco que compõem o Grupo Central do arquipélago e a ilha mais próxima é a de São Jorge, a 37,9 km de distância.

Também conhecida como a ilha Lilás devido à cor do seu pôr do sol, merece uma visita.

Destacamos alguns pontos de interesse situados nesta magnífica ilha:

Igreja Matriz da Praia da Vitória
Localizada no centro da cidade da Praia da Vitória e segundo o historiador Alfredo Sampaio, esta igreja foi construída em 1456, sendo capitão-donatário Jácome de Bruges. Reconstruída em 1577, D. Sebastião - Rei de Portugal - ofereceu diversas peças valiosas à igreja, nomeadamente as portadas de mármore em estilo manuelino. Após esta data, voltou a sofrer alterações em 1810 e 1842, devido a vários terramotos que assolaram a ilha.

Antigo Convento e Igreja de São Francisco
Convento de arquitetura barroca que serve atualmente de instalações para o museu de Angra do Heroísmo. A igreja de Nossa Senhora da Guia localiza-se junto ao museu e é possível visitar o seu interior, bem como observar uma estátua de João Vaz Corte Real, Capitão Donatário de Angra do Heroísmo.

Museu do Vinho
Este museu mostra a história do vinho na região e na ilha, e a importância da casta Verdelha ao longo dos séculos, albergando também uma sala dedica à Etnografia da região, com os muitos instrumentos e objetos utilizados ao longo dos tempos. Alberga também a Adega do Vinho Verdelho, a Destilaria, a Sala de provas, a Sala de engarrafamento, a sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

Sé Catedral
Considerado o maior templo do arquipélago, a sua construção iniciou-se em 1570, sobre as ruínas da Igreja gótica de São Salvador (séc. XV), e terminou 48 anos depois. Destaque no interior para o frontal de prata do altar do Santíssimo, executado por artesãos de Angra do Heroísmo, no séc. XVIII.

Monte Brasil
Vulcão extinto com 3 km2 rodeado pelos 4 km de muralhas da Fortaleza São João Baptista, a mais antiga fortaleza continuamente ocupada por tropas portuguesas, nos dias de hoje.

Centro de Interpretação da Gruta do Natal
A Gruta do Natal tem cerca de 700m de comprimento e este centro de interpretação encontra-se na receção para a entrada da gruta.

Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara
O Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara, inaugurado em 2014, é uma infraestrutura que visa dar apoio aos visitantes do Parque Natural da Ilha Terceira. Tanto esta serra, ponto mais alto da ilha, como os Mistérios Negros fazem parte do Parque Natural e agrupam uma grande diversidade de espécies, habitats e ecossistemas protegidos. O vulcão de Santa Bárbara é um estrato vulcão extinto, com cerca de 13 km de diâmetro na base cónica e com 1021 metros de altura.

Algar do Carvão
Chaminé vulcânica com 90m de profundidade, formada há cerca de 3200 anos devido à drenagem do magma da chaminé principal, que regrediu para a câmara magmática.

Descubra mais no site Visit Azores