TANTA BELEZA EM VIANA

EO 2016 Porto e NorteMuseu
slider

Viana do Castelo é uma das cidades mais bonitas do país onde as mulheres são verdadeiras rainhas no modo como se vestiam no passado.

O Museu do Traje em Viana é uma verdadeira viagem ao colorido e riquíssimo património das vestes femininas das aldeias rurais vizinhas da cidade.

Não há, em Portugal, um traje tão colorido e tão típico de uma região como o traje à vianesa. Era usado pelas jovens das aldeias próximas da cidade desde o século XIX. É roupa cheia de cor, muito rica e cheia de elementos decorativos que lhe conferem um aspeto exuberante. Assim, tornaram-se peças de vestuário únicas. Toda a gente consegue reconhecer e identificar com a região de origem as indumentárias de Viana. Sendo assim, está na hora de ir até ao Minho e visitar este museu totalmente dedicado a tão rico património. É um passeio bonito e que vai deixar uma boa recordação.

O primeiro impacto do traje de Viana é de espanto pela sua beleza. Na visita ao museu espera-nos uma explosão de cor e de riqueza. Cor pelos lindíssimos tecidos utilizados na confeção dos fatos. Explique às crianças que cada fato tinha uma função e só se vestia em certas ocasiões. O mais bonito, claro, é o do casamento. No museu vão descobrir ainda pequenos segredos que cada indumentária tinha, um verdadeiro código de vestuário.

O museu está instalado num antigo edifício do Banco de Portugal, e por essa razão tem um cofre. Esse cofre é hoje o local da nova Sala do Ouro, um espaço onde estão em exposição permanente as peças doadas pelo ourives vianense Manuel Freitas. É uma verdadeira delícia para os olhos. Às crianças, faça-as admirar a fantástica filigrana com que são feitas as peças que depois as mulheres usavam nos vestidos que vimos no museu. Será um momento de descoberta e de admiração por um país que é o seu e que consegue fazer coisas tão bonitas.

Antes de regressar a casa, desfrutem da cidade e dos seus espaços, especialmente as suas casas senhoriais que dão um toque único a Viana do Castelo.