PATRIMÓNIO E VIDA SELVAGEM EM MAFRA

EO 2017 Região de LisboaParque e MonumentoM/0
slider

Aos fins de semana e feriados, a Tapada Nacional de Mafra abre as portas ao público e a sua visita pode ser efetuada em comboio articulado.

Cada vez mais “perto” de Lisboa, apenas a quinze minutos por autoestrada, a vila de Mafra apresenta o encanto do meio caminho entre a cidade e o campo. Oferece um conjunto de espaços para visitar e usufruir com as crianças, que podem constituir um dia agradável e variado entre o património e a natureza.

Desde logo, a magnífica Tapada Nacional de Mafra. Criada após a construção do Convento, como um parque para lazer e para a caça do monarca e da corte, a Tapada constitui hoje um património natural com características ímpares. Numa área de mais de oitocentos hectares, veados, gamos, javalis, raposas, aves de rapina e muitas outras espécies, coexistem num cenário de flora invulgarmente rica e diversificada.

A visita à Tapada pode ser efetuada em comboio articulado, com duração aproximada de duas horas, cujas partidas se efetuam no Portão do Codeçal (2,5 Km a seguir ao Gradil).

O itinerário compreende a passagem por diversos locais de interesse: núcleos museológicos e animais (lobos, veados, gamos, ginetos e saca-rabos). Existem na Tapada um Museu de Caça e um Museu de Carros de Tração Animal. No primeiro podem observar-se animais embalsamados de diferentes espécies, armas antigas e coleções de hastes de veado e de gamo. No segundo, uma coleção de carros, principalmente do séc. XIX, bem como interessantes apetrechos de equitação.

E claro, que se tiver sorte, todo o percurso é pontuado pelo aparecimento dos animais.

Os visitantes têm ainda oportunidade de fazer outras atividades disponíveis: passeios de charrete, passeios a cavalo, ateliê com burros, caça ao tesouro... Propomos por isso que levem piquenique para almoçarem no Parque e aproveitarem ao máximo este dia em plena natureza.

Para quem prefere complementar este passeio, com um pouco de história de Portugal, propomos antes que a tarde seja reservada para uma visita guiada ao Palácio Nacional de Mafra. Mandado construir por D. João V, o Real Convento de Mafra é o mais importante monumento do barroco português. O Palácio, com as suas diversas salas ricamente decoradas, faz as delícias das pequenas princesas, os príncipes encantam-se com a Sala de caça. Contudo o maior tesouro deste monumento é a biblioteca, com uma coleção de mais de 40 000 livros com encadernações em couro gravadas a ouro, incluindo uma primeira edição de Os Lusíadas de Luís de Camões.

Depois de visitar o monumento, tem mesmo ali ao lado, o Jardim do Cerco, muito agradável, com equipamentos infantis apelativos e diferentes e um parque de merendas muito simpático para um lanche em família, que merece uma visita.

Conheça toda a programação para as famílias AQUI