MONGES E ARCEBISPOS NUMA CIDADE INESQUECÍVEL

EO 2019 Porto e NortePatrimónio
slider

Uma viagem ao mundo dos monges beneditinos de Tibães ou o esplendor da Sé de Braga são duas pérolas de um passeio em família inesquecível.

Braga, a tão pouco tempo de viagem do Porto, é seguramente um passeio cheio de pontos de interesse para um programa em família com a garantia de um dia bem passado fora de casa.

Comece a manhã logo às portas da cidade, em Tibães, com a visita ao imponente Mosteiro e descubra com os seus filhos como viviam os monges beneditinos nos séculos XVII e XVIII. As celas, a cozinha, a sala onde o barbeiro cortava o cabelo aos monges ou onde lhes arrancava os dentes, são alguns dos locais com maior interesse desta visita. Também os espaços exteriores, como os jardins e as hortas, são espaços para um apetecível passeio a pé.

Antes de seguir para o centro da cidade, aproveite para passar primeiro pelo santuário do Bom Jesus. Para subir, use o original funicular movido a água. É verdade, as crianças nem vão acreditar até sentirem o elevador ser puxado até ao topo do monte. É o único elevador a água que existe em Portugal e o mais antigo do mundo em serviço a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Lá em cima a vista é lindíssima. Junto ao Santuário, os espaços de jardim são muito agradáveis, com excelentes locais para merendar. O local certo para almoçar num local diferente e ao ar livre.

Braga é uma verdadeira cidade museu mas a Sé é uma pérola. A visita guiada é altamente recomendada. Ninguém vai esquecer a visita ao esplendoroso Coro Alto ou ao imponente órgão da Sé, e ainda à sala onde está o corpo mumificado de D. Lourenço, arcebispo de Braga, com 600 anos de idade. É na Sé que estão os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques.

Andar a pé pela zona histórica da cidade é outro programa que se recomenda. Só assim se descobre a beleza de alguns edifícios mais antigos. Na Avenida da Liberdade há muitos para ver, como por exemplo o magnífico Theatro Circo.

Ao virar da esquina, não se faça rogado e aproveite para lanchar no aveludado salão de chá Ferreira Capa. Os bolos são deliciosos e a sala é muito bonita. Em alternativa, ali perto, não deixe de se maravilhar com “A Brasileira” de Braga. Tal como a de Lisboa, o café é uma obra de arte, mais uma numa cidade que dá gosto visitar.




Nota: A CP oferece um serviço urbano no eixo Porto/Braga, com material automotor dotado de elevados índices de conforto, aliando rapidez e segurança à oferta que se caracteriza por grande regularidade e pontualidade. A cidade é igualmente servida pelo serviço Alfa Pendular considerado o serviço premium da CP pelas suas características de design, rapidez e comodidade a bordo, e pelos serviços associados antes e após a viagem.