IR À HORTA LOGO PELA MANHÃ...

EO 2016 Região de LisboaPasseio Natureza
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

E se um sábado ou um domingo toda a família fosse às compras? Não ao hipermercado ou sequer ao supermercado. A ideia é ir mesmo à horta, à terra de onde vem os produtos que comemos.

1 Na zona de Lisboa há dois locais fantásticos para fazer esta ida à horta e ao mesmo tempo fazer um passeio em família superdivertido. São em Cascais e em Mafra. Dois locais que produzem produtos hortícolas e que podem ser recolhidos por nós próprios nas hortas. Os espaços envolventes são lindíssimos, onde nem sequer se ousa respirar a cidade. Um passeio para os mais novos perceberem que os produtos não aparecem nas prateleiras dos supermercados vindos do nada, mas que são fruto da terra e do trabalho do homem.

2 A Quinta do Pisão fica na estrada da Lagoa Azul, em plena serra de Sintra. A paisagem é magnífica. Naquele verdadeiro santuário da Natureza só podem entrar a boa disposição e muita vontade de brincar e de respirar ar puro.

3 Todos os segundos e quartos domingos do mês, entre as nove da manhã e a uma da tarde, há a venda de produtos biológicos e certificados da época. Quem quer levar os frescos para casa terá que os colher diretamente da terra. É uma diversão. No cesto das compras pode ainda levar ervas aromáticas, mel, marmelada, compota caseira e lenha ensacada. Também podem aproveitar para ver animais em estado selvagem. Quem sabe se no regresso a casa não trazem a imagem de uma águia-de-asa-redonda a voar pelos céus, ou a de coelhos bravos a correr à nossa frente, perdizes vermelhas, peneireiros ou garças-reais?

4 Na entrada da quinta também há um parque infantil com uma original tenda de índios à volta de uma grande árvore. Outra atividade que as crianças adoram é a possibilidade de poderem conhecer o espaço do Pisão no dorso de um burro lanudo.

5 Um bom almoço ou um lanche inesquecível ao ar livre pode ser a melhor forma de recordar a ida à Quinta do Pisão, em Sintra, muito perto de Alcabideche.

6 A Quinta da Pedra Branca é um projeto de uma família que vive a paixão pelo campo e o gosto pela alimentação saudável, sem ser muito cara. A quinta fica na localidade de Monte-Gordo, perto de Mafra e está também disponível para receber visitantes que queiram conhecer um pouco a atividade do campo e a forma como diariamente se lida com os produtos. É um local bem aprazível onde qualquer membro da família dará todas as explicações a novos e menos novos, sobre o cultivo dos legumes e das hortaliças. Ou seja, uma verdadeira aula ao vivo de como se processa todo a cadeia alimentar nos nossos dias. Claro que no final há que ir à horta e levar o cabaz de compras que mais se adapta às necessidades da família. Ninguém vai dar por mal empregue o tempo que passarem na Quinta da Pedra Branca.

7 Como Mafra está mesmo ali ao pé, porque não aproveitar a saída de casa e visitar ou revisitar o magnífico convento, uma verdadeira obra-prima mesmo às portas de Lisboa. Aos mais novos não deixe de lhes mostrar a magnífica biblioteca, o hospital e a farmácia do convento. Vão adorar!