As visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa fazem parte das memórias de infância de qualquer português. Passe, em família, um magnífico dia!
Este espaço acolhe atualmente cerca de 360 espécies e tem feito um enorme esforço no sentido de ir de encontro daquilo que são, hoje em dia, as diretivas de manutenção de animais em cativeiro. Por isso mesmo, o Jardim Zoológico de Lisboa é um excelente local para um programa em família.
Antes de sair de casa planeie a sua visita. Não foi apenas o Jardim que melhorou, mas todos os seus instrumentos de informação e comunicação. Por isso, aceda ao site, e poderá ficar a conhecer os diferentes espaços, atividades e horários dos espectáculos.
Os bilhetes de entrada já incluem todas as atrações (que não é fácil percorrê-las todas apenas num dia), por isso não há duvida que irá valer a pena o investimento!
A zona franca do Jardim Zoológico, o Animax, apresenta várias diversões e restaurantes, mas a nossa sugestão é que deixe este espaço para outro dia e que aproveite ao máximo a visita. Um piquenique no agradável Bosque Encantado deixará os mais pequenos fascinados.
Mais do que um local de exibição de espécies, os Zoos assumem-se actualmente como centros de preservação da biodiversidade e sensibilização para a protecção do meio natural, e esta mudança de perspetiva está patente, tanto no habitat dos animais como nos programas lúdico-pedagógicos que oferecem. O percurso do Zoo de Lisboa nos últimos 10 anos tem sido exemplar!
As instalações e os espaços onde habitam os animais são hoje mais amplos, ajardinados, procurando o respeito pelas características dos seus habitantes e apostando na sua qualidade de vida. Esta mudança pode ser percebida nos pormenores (como a substituição do pavimento por terra) mas também na introdução de estruturas próprias para estimular comportamentos naturais dos animais.
A oferta do Zoo é imensa, por isso destacamos apenas alguns espaços e actividades que nos parecem obrigatórios:
- A apresentação dos Golfinhos e Leões Marinhos é já um clássico deste espaço. Melhorado e mais criativo. Não deixe escapar a sua apresentação!
- O Reptilário, melhorado e mais apelativo, com os seus crocodilos, dragões de Komodo, tartarugas, pitões, iguanas, entre muitos outros vai fascinar as crianças.
- O Templo dos Primatas e o Vale dos Tigres, dois exemplos de magníficos habitats que permitem observar os animais tanto quando estão no interior como no exterior, sem barras, grades ou redes.
- Os originais Tigres Brancos, resultado de um gene recessivo, como os seus olhos azuis, nariz rosa, e fundo branco cremoso com riscas castanhas, é um animal impressionante e raro em estado selvagem (procure-o junto aos rinocerontes).
- A apresentação de Aves em Voo Livre constitui uma óptima surpresa, pela sua qualidade, ritmo, variedade de espécies e simpatia dos tratadores. As araras a cruzar os céus, ou o abutre em voo rasante é algo que irá encantar crianças e adultos.
- Não rejeite um momento revivalista e visite a aldeia dos macacos, pois se este espaço já não se enquadra na nova perspectiva do Zoo, a verdade é que faz parte da história desta instituição e constituiu um "património" a preservar. Quem não se lembra do Hotel da Barafunda?
A volta do teleférico, a Quintinha ou a alimentação dos leões-marinhos são também hipóteses a não descartar.
Mas se os seus filhos são daquelas crianças completamente vidradas nos animais, não pode perder o programa Sábados Selvagens, em que os visitantes, têm a oportunidade, durante uma manhã, de participar em diversas atividades de bastidores do Jardim Zoológico, como a alimentação dos lémures ou a interacção com as aves de rapina. Será uma experiência que eles jamais irão esquecer!
Depois deste magnífico dia, só falta que a sua família adopte uma cria, (o golfinho Vicky, o leão Simba, o elefante Trombinhas ou o tigre Cristal) e fique ligada ao Jardim Zoológico como Padrinho Orgulhoso. Só tem a ganhar com esta iniciativa: sensibiliza os seus filhos para a importância da preservação dos animais; ajuda uma instituição exemplar e ainda recebe vários descontos e surpresas. Quer melhor?
Casinha Blédina
O Jardim Zoológico abriu ao público, com o apoio da Blédina, um espaço especialmente pensado para permitir às famílias usufruir de um passeio pelo jardim sem a preocupação logística da alimentação, mudança de fraldas e outros cuidados do bebé. A Casinha Blédina, localizada junto ao Parque das Merendas, está equipada com todas as condições para satisfazer as necessidades dos mais pequeninos com todo o conforto e conveniência.
Nota: Se está de passagem por Lisboa e não tem onde ficar, conheça as vantagens que os hotéis Novotel têm para lhe oferecer. Clique Aqui