HÁ QUANTO TEMPO NÃO VAI AO JARDIM ZOOLÓGICO?

EO 2017 Região de LisboaParque AnimaisM/0
  • slider
  • slider

As visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa fazem parte das memórias de infância de qualquer português. Passe, em família, um magnífico dia!

Este espaço acolhe atualmente cerca de 360 espécies e tem feito um enorme esforço no sentido de ir de encontro daquilo que são, hoje em dia, as diretivas de manutenção de animais em cativeiro. Por isso mesmo, o Jardim Zoológico de Lisboa é um excelente local para um programa em família.

Antes de sair de casa planeie a sua visita. Não foi apenas o Jardim que melhorou, mas todos os seus instrumentos de informação e comunicação. Por isso, aceda ao site, e poderá ficar a conhecer os diferentes espaços, atividades e horários dos espectáculos.

Os bilhetes de entrada já incluem todas as atrações (que não é fácil percorrê-las todas apenas num dia), por isso não há duvida que irá valer a pena o investimento!

A zona franca do Jardim Zoológico, o Animax, apresenta várias diversões e restaurantes, mas a nossa sugestão é que deixe este espaço para outro dia e que aproveite ao máximo a visita. Um piquenique no agradável Bosque Encantado deixará os mais pequenos fascinados.

Mais do que um local de exibição de espécies, os Zoos assumem-se actualmente como centros de preservação da biodiversidade e sensibilização para a protecção do meio natural, e esta mudança de perspetiva está patente, tanto no habitat dos animais como nos programas lúdico-pedagógicos que oferecem. O percurso do Zoo de Lisboa nos últimos 10 anos tem sido exemplar!

As instalações e os espaços onde habitam os animais são hoje mais amplos, ajardinados, procurando o respeito pelas características dos seus habitantes e apostando na sua qualidade de vida. Esta mudança pode ser percebida nos pormenores (como a substituição do pavimento por terra) mas também na introdução de estruturas próprias para estimular comportamentos naturais dos animais.

A oferta do Zoo é imensa, por isso destacamos apenas alguns espaços e actividades que nos parecem obrigatórios:

- A apresentação dos Golfinhos e Leões Marinhos é já um clássico deste espaço. Melhorado e mais criativo. Não deixe escapar a sua apresentação!

- O Reptilário, melhorado e mais apelativo, com os seus crocodilos, dragões de Komodo, tartarugas, pitões, iguanas, entre muitos outros vai fascinar as crianças.

- O Templo dos Primatas e o Vale dos Tigres, dois exemplos de magníficos habitats que permitem observar os animais tanto quando estão no interior como no exterior, sem barras, grades ou redes.

- Os originais Tigres Brancos, resultado de um gene recessivo, como os seus olhos azuis, nariz rosa, e fundo branco cremoso com riscas castanhas, é um animal impressionante e raro em estado selvagem (procure-o junto aos rinocerontes).

- A apresentação de Aves em Voo Livre constitui uma óptima surpresa, pela sua qualidade, ritmo, variedade de espécies e simpatia dos tratadores. As araras a cruzar os céus, ou o abutre em voo rasante é algo que irá encantar crianças e adultos.

- Não rejeite um momento revivalista e visite a aldeia dos macacos, pois se este espaço já não se enquadra na nova perspectiva do Zoo, a verdade é que faz parte da história desta instituição e constituiu um "património" a preservar. Quem não se lembra do Hotel da Barafunda?

A volta do teleférico, a Quintinha ou a alimentação dos leões-marinhos são também hipóteses a não descartar.

Mas se os seus filhos são daquelas crianças completamente vidradas nos animais, não pode perder o programa Sábados Selvagens, em que os visitantes, têm a oportunidade, durante uma manhã, de participar em diversas atividades de bastidores do Jardim Zoológico, como a alimentação dos lémures ou a interacção com as aves de rapina. Será uma experiência que eles jamais irão esquecer!

Depois deste magnífico dia, só falta que a sua família adopte uma cria, (o golfinho Vicky, o leão Simba, o elefante Trombinhas ou o tigre Cristal) e fique ligada ao Jardim Zoológico como Padrinho Orgulhoso. Só tem a ganhar com esta iniciativa: sensibiliza os seus filhos para a importância da preservação dos animais; ajuda uma instituição exemplar e ainda recebe vários descontos e surpresas. Quer melhor?

Casinha Blédina

O Jardim Zoológico abriu ao público, com o apoio da Blédina, um espaço especialmente pensado para permitir às famílias usufruir de um passeio pelo jardim sem a preocupação logística da alimentação, mudança de fraldas e outros cuidados do bebé. A Casinha Blédina, localizada junto ao Parque das Merendas, está equipada com todas as condições para satisfazer as necessidades dos mais pequeninos com todo o conforto e conveniência.


Nota: Se está de passagem por Lisboa e não tem onde ficar, conheça as vantagens que os hotéis Novotel têm para lhe oferecer. Clique Aqui