AS MAIS BELAS BIBLIOTECAS DO PAÍS

EO 2019 Bibliotecas
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, reunimos cinco magníficas bibliotecas portuguesas que merecem uma visita. Seja pela sua história, beleza arquitetónica ou espólio, não podem ficar de fora de um programa em família.

Livraria Lello
A centenária livraria Lello & Irmão inspirou J. K. Rowling a criar um dos maiores universos de fantasia da literatura, a saga Harry Potter. Famosa pela sua fachada em estilo neo-gótico e pela sua escadaria vermelha em espiral, a Livraria Lello, no Porto, foi inaugurada em 1906 pelos irmãos José e António Lello, conhecidos na cidade por “irmãos unidos”. No interior, além dos livros, pode apreciar um ambiente único, do qual sobressai a impressionante escadaria para o piso superior mas também as decorações em gesso pintado, a imitar madeira, e um vitral no teto. A livraria já foi considerada uma das mais belas do mundo pelo jornal The Guardian e atualmente chega a vender mais de 500 livros por dia. Devido à afluência de visitantes a entrada neste espaço tem um custo de 3€, que é descontado na compra de um livro.

R. das Carmelitas, 144, Porto | Email | Site

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra
A Biblioteca Joanina, no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, obra-prima do barroco, foi edificada sob o patrocínio de D. João V, o rei que privilegiava a cultura e o saber, adotando a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono. Construída de modo a exaltar o monarca e a riqueza do império, nomeadamente a vinda do Brasil, esta biblioteca é uma deslumbrante combinação de materiais exóticos. Dotada de muitos exemplares raros e preciosos, apresenta coleções bibliográficas dos séculos XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa naquele tempo. Na preservação dos livros, a biblioteca tem como aliado o carvalho, mais precisamente as estantes feitas desta madeira, que afastam os insetos das obras. Além de local de pesquisa para os estudantes coimbrenses e outros utilizadores, este espaço magnífico é também utilizado para concertos e exposições.

Largo da Porta Férrea, Coimbra | 239 242 744 | Site

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Considerada uma das mais belas bibliotecas do mundo, e, evidentemente, uma das mais importantes de Portugal, a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra constitui uma visita obrigatória. À semelhança da Biblioteca Joanina, em Coimbra, nasceu no reinado de D. João V e ocupa a mais nobre e vasta de todas as salas do grande palácio. Aqui, encontram-se cerca de 30 mil volumes, exemplares únicos e raros produzidos entre os séculos XV e XIX. Para a preservação destas obras antiquíssimas, contribui uma esquadra de morcegos que habita o palácio e que, durante a noite, caça os insetos que comem papel, tinta e cola destes escritos preciosos.

Palácio Nacional de Mafra, Terreiro D. João V, Mafra | 261 817 550 | Site

Biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa
Localizada no Palácio da Rocha do Conde d`Óbidos, em Lisboa, na sede nacional desta instituição, a Biblioteca da Cruz Vermelha é reconhecida, para além das suas obras, pela beleza da arquitetura e pelas pinturas que aloja no seu interior. Neste espaço, destacam-se as pinturas do teto, elaboradas em 1938 por Gabriel Constante, que reproduzem a Paz de Alvalade e nas quais figuram a Rainha Santa Isabel, o Rei D. Dinis e seu filho D. Afonso. São também de realçar as estantes em madeira e o imponente lustre de cristal no centro da sala. As prateleiras acolhem cerca de 16 mil títulos, desde monografias a publicações periódicas nacionais e estrangeiras, bem como obras sobre o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e o Direito Internacional Humanitário. Aqui são também conservados conteúdos de legislação militar e da legislação nacional que datam desde 1849. A biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa está aberta ao público, mas para a visitar é necessário fazer marcação prévia.

Jardim 9 de Abril, 1 a 5, Lisboa | 213 913 900 | Site

Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa
A Academia das Ciências de Lisboa possui uma das mais importantes e belas bibliotecas do País, resultante da junção do seu próprio espólio com o do Convento de Jesus, da Ordem Terceira, após a sua extinção. Localizada no antigo Convento de Jesus, ocupa o Salão Nobre da Academia das Ciências, que se destaca pelas pinturas do teto, pelo revestimento das paredes com estantes de talha dourada e pela galeria em redor. Além de obras modernas, e muitas de caráter científico, reúne cerca de 3 mil manuscritos portugueses, árabes, espanhóis e hebraicos, e uma inestimável coleção de livros dos séculos XIV, XV, XVI e XVII. As visitas guiadas são por marcação prévia nos dias úteis das 9h às 17h.

R. Academia das Ciências, 19, Lisboa | 213 219 730 | Site