JORNADAS DO PATRIMÓNIO EM SINTRA

EO 2018 SintraVisitas28, 29, 30 Set.M/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Parques de Sintra celebra as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de visitas guiadas temáticas diurnas em Monserrate e nos Palácios Nacionais da Pena, Queluz e de Sintra.

Com o tema "Partilhar Memórias", a edição deste ano das Jornadas Europeias do Património pertendem recuar no tempo e mostrar os nossos monumentos e recordar histórias e memórias que ainda hoje são atuais.

No dia 28 de setembro, sexta-feira, às 10.30h e às 15h, decorre a visita guiada "English Life-Style. A vivência britânica da Quinta de Monserrate", no Palácio de Monserrate, dedicada ao contexto doméstico do monumento, em que os espaços, desprovidos de mobiliário desde 1946, serão preenchidos com a narrativa sobre os hábitos e rotinas do ambiente romântico britânico instalado em plena Serra de Sintra no século XIX.

No mesmo dia, também às 10.30h e às 15h, realiza-se no Palácio Nacional da Pena, a visita "No interior da cúpula: as reservas do Palácio Nacional da Pena", orientada pelo conservador deste monumento, que dará a conhecer a função das reservas no contexto museológico do Palácio. Será apresentada uma seleção de peças e, caso a meteorologia o permita, aceder-se-á ao exterior da cúpula para fruição da paisagem.

Ainda na sexta-feira, às 15h e às 16.30h, destaque para a visita guiada ao projeto expositivo "A Royal Lunch - A visita da Rainha Alexandra da Grã-Bretanha a Sintra", no Palácio Nacional de Sintra, realizado em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, e que evoca a visita da Rainha Alexandra de Inglaterra a Portugal, através da recriação da mesa do almoço oferecido em sua honra pela Rainha D. Maria Pia no Real Paço de Sintra, a 24 de março de 1905.

No dia 29, sábado, às 10.30h, decorre a visita "Mnemósine: os Mitos Clássicos das esculturas de John Cheere", nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz. Em foco estarão as esculturas destes Jardins que permitem recuar até à teia dos mitos clássicos e compreender como os deuses e outras entidades continuam a alimentar o intelecto, a arte e o vocabulário, fazendo com que a história se imortalize e se transmita ao longo das gerações.

No mesmo dia e local, às 16h, será a vez da visita "Olimpo: morada de deuses, monstros e heróis", também dedicada às esculturas deste Jardim, enquanto de representações sobre divindades, monstros e heróis imortalizados, que requeriam o exercício dos mais extraordinários poderes do génio e da arte.

No dia 30 de setembro, domingo, às 10.30h, nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, realiza-se a visita "A Memória das Divindades da Natureza". No percurso proposto, far-se-á uma visita sobre as divindades Natureza, através da interpretação da estatuária e algumas espécies vegetais.

Inscrições: 219 237 300 | Email