O MEDO DÁ ASAS!

EO 2017 Lazer e Património
  • slider

Dicas para ajudar o seu filho a lidar eficazmente com os medos.

O medo faz parte do processo evolutivo e é parte integrante da vivência da criança e do adulto. Mas cabe ao adulto criar estratégias para a criança conseguir lidar e ultrapassar os seus medos e ansiedades.

Medo do escuro, da água, de ir à escola, de fracassar, de conhecer novos amigos, das alturas, da morte ou separação e afastamento dos pais são alguns dos exemplos mais comuns.

As crianças necessitam que os seus medos sejam reconhecidos, aceites e respeitados.

A abordagem através da leitura de livros infantis é uma das estratégias mais utilizadas pelos pais, mas existem outras opções.

As atividades e visitas ao Património natural e cultural também podem ser uma boa estratégia para atingir esse fim, ou seja, as experiências vividas nos lugares, escolhidas em função de um medo específico, podem quebrar o gelo e dar o mote ao diálogo, transformando o medo numa experiência significativa e afetiva.

Num contexto informal, próprio das saídas em família, esta sugestão abre espaço para a criança falar sobre o que sente de uma forma descontraída e sem tensões. E principalmente, sem se aperceber que o seu medo foi o mote para uma saída em família, o que por si só já é um fator positivo.

Os pais devem apostar assim numa educação para a confiança e ser um bom modelo de coragem, incentivando a partilha dos bons momentos. Os adultos que se atrevem a entrar no mundo dos medos da criança ganham também a oportunidade de se conhecerem melhor a si próprios.

Assim, sugerimos locais específicos para sair com as crianças e explorar 4 medos específicos: animais, água, escuro e morte.

Estas visitas e atividades servem como exemplo, pois cabe a cada pai, nas etapas de desenvolvimento da criança, perceber os medos e escolher e adequar o itinerário.

Quando regressarem a casa, desafie a criança a desenhar o medo no cenário que visitaram!

E deem a mão ao vosso medo em conjunto!

MEDO DE ANIMAIS

Sábados Selvagens
Passe um Sábado completamente Selvagem em família no Jardim Zoologico de Lisboa, com  possibilidades de interacção que vão permitir conhecer mais de perto algumas espécies, os bastidores do zoo e falar com os  tratadores.

Local: Jardim Zoologico de Lisboa - Lisboa

Sáb.: 10h-16.30h

Passeios com burros e póneis
Esta atividade pretende promover o contacto das crianças com os animais, a natureza e a preservação e valorização da espécie Asinina.

Local: Burros do Magoito – Sintra

Animais e cultura em Avintes
No Zoo de Santo Inácio, situado na encosta do Douro, podem encontrar um insectário, um reptilário e outras espécies de animais, muitas das quais temidas pelos mais novos.

Local: Zoo de Santo Inácio – Vila Nova de Gaia

3ª a dom.: inverno:  10h–17h | verão: 10h–19.30h

MEDO DA ÁGUA

Um mergulho no Sea Life do Porto
É como mergulhar no imenso oceano e sair de lá com a maravilhosa sensação de ter estado muito perto de um mundo fascinante de seres que raramente vimos ao natural. Uma experiência inesquecível que pode desbloquear receios sobre o desconhecido fundo do mar.

Local: Sea Life - Porto

2ª a 6ª: 10h-18h, sáb., dom.: 10h-19h

A piscina dos bébés
A Piscina foi desenhada, projetada e construída especificamente para bebés e crianças. Desenvolve um trabalho especializado com cada criança através de sessões individuais. Recomenda aos pais diversas estratégias e sugere brinquedos para desenvolverem em casa na hora do banho.

Local: A Piscina – Lisboa

2ª a 6ª: 10h-20h, sáb.: 9h-15h, dom.: 9.30h-13h

MEDO DA MORTE

À Descoberta de Alcalar
Alcalar possui um conjunto de templos funerários, edificados e usados ao longo de vários séculos, constituindo uma necrópole megalítica. Aqui pode explorar o difícil tema da morte com crianças, através de uma atividade lúdica e educativa, ao ar livre e envolta em rituais ancestrais.

Local: Alcalar – Monumentos Megalíticos - Portimão

3ª a sáb.: inverno: 10.30h-16.30h | verão: 10h-16.30h

O medo dá asas para viver bons momentos em família!