CURTINHAS EM VILA DO CONDE

EO 2019 Vila do CondeFestival de Cinema8 a 12 Jul: 10.30h, 14.30h M/3Sob Consulta
  • slider

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema está de regresso e traz o Curtinhas ao colo. As escolas e grupos têm espaço no festival com sessões especiais de 8 a 12 de julho.

À imagem das edições anteriores, o festival dedica uma parte da programação aos mais novos. Nesta 27ª edição do festival, a projeção de “Toy Story 4” marca a abertura do Curtinhas.

Um Minifestival dentro do festival, no Curtinhas as crianças aprendem a ver e a fazer cinema. Além de uma competição de filmes, esta secção inclui ainda um espaço infantil, aberto durante todo o festival, e várias oficinas em torno do cinema, que decorrem entre 8 e 12 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

Em 2019, o festival apresenta ainda uma festa dedicada aos mais novos, intitulada “Festa Infinita”, que terá lugar a 14 de julho, no último dia do festival.

A competição Curtinhas, dividida em três escalões etários apresenta uma seleção de curtas-metragens oriundas de vários países.

O júri da competição é composto por crianças entre os oito e os 12 anos, que decidem, em conjunto, o melhor filme a concurso. Na cerimónia de encerramento, será esse grupo a entregar o Prémio MAR Shopping Matosinhos ao realizador do filme vencedor.

As sessões especiais para escolas e outros grupos, feitas por reserva, são, à imagem das sessões para famílias, divididas por três faixas etárias. Para maiores de três anos, os miúdos podem contar com os filmes “Morcego”, “O último dia de Outono (The Last Day of Autumn)”, “O Tigre sem riscas”, “Sou um gato”, “Mosca”, “O Sonho de Sam”, “Ninho” e “Matilda”.

A programação para maiores de seis anos conta com: “Bolo de chocolate derretido”, “Lobão e Lobito”, “A gata Butterboo”, “O Papagaio”, “O Bom Coração” e “Papá”.

Para os mais crescidos, com mais de 10 anos, o festival reservou os filmes: “Coisas que podes fazer com braços extensíveis”, “Dias de Gato”, “Crowley, o Cowboy”, “Crianças”, “A Visita” e, ainda, “Fósforos”.

Mais informações: Site