PEQUENO ALMOÇO SAUDÁVEL

EO 2019 Receita | Fonte Bloga8
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Para saborear logo ao acordar ou para um lanche, sugerimos uma refeição saudável e, ao mesmo tempo, divertida! Os mirtilos são os (merecidos) reis da festa...

Feito com ingredientes muito simples, este menu exemplifica como pode ser rápido e fácil preparar uma refeição para o seu filho, sem ter de recorrer a produtos embalados  e com muito açúcar.

PURÉ DE PÊRA E MIRTILOS (+ 7 meses):

Ingredientes (1 dose):
– 2 pêras maduras
– 8 mirtilos
– 1 a 2 colheres de sopa de água

Modo de preparação:
1. Descasque, descaroce e corte a pêra em fatias finas;
2. Numa caçarola com tampa, leve a cozer a pêra e os mirtilos com a água, em lume brando, por cerca de 10 minutos;
3. Triture para obter um creme aveludado ou esmague com um garfo;
4. Coloque o preparado dentro do pacotinho squeez e sirva na hora ou guarde no frigorífico até 2 dias.

PANQUECAS DE AVEIA, OVO E BANANA (+12 meses)

Ingredientes: (8 mini-panquecas)
– 1 banana
– 2 ovos
– 5 colheres de sopa de flocos de aveia triturados (ou farinha de aveia)

Modo de preparação:
1. Esmague a banana com um garfo até ficar um puré;
2. Junte os dois ovos e a farinha de aveia e bata bem, até criar uma mistura homogénea;
3. Deite porções da mistura numa frigideira antiaderente (pode untar com uma colher de chá de óleo de coco ou azeite) e cozinhe em lume brando;
4. Assim que um dos lados ficar cozinhado, vire o conteúdo com a ajuda de uma espátula e deixe novamente ao lume até ficar tostado.

Para os bebés
Esta receita, uma vez que contém ovo, está indicada para bebés com mais de 12 meses. No entanto, caso pretenda confecionar panquecas para o seu bebé mais pequeno, pode fazê-las com os seguintes ingredientes:

Panquecas de aveia (+6 meses):
– 5 colheres de sopa de flocos de aveia triturados ( ou farinha de aveia)
– 1 banana
– ¼ de chávena de bebida de aveia ( ou outra bebida vegetal a gosto)
– 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça trituradas

Caso pretenda umas panquecas mais altas e fofas, pode adicionar 1 colher de chá de fermento para bolos.

Sugestão: coloque o puré no Squeez e sirva este lanche nos práticos EZPZ.

Ingrediente Estrela desta receita: mirtilos
Estão entre os alimentos com maior poder antioxidante. Estes pequenos frutos, além de fornecerem uma avalanche de flavonoides e taninos, são igualmente excelentes fontes de fibra, vitamina C e K, tendo também um papel importante na manutenção da função motora e cognitiva.


Por, Ana Lopes Martins - Nutricionista
Com o apoio de Bloga8