PELA ROTA DA ESCRAVATURA

EO 2018 LagosExp. Permanente3ª a Dom.: 10h-12.30h, 14h-17.30hM/01,5€ / 3€
  • slider

Logo à entrada do Núcleo Museológico Rota da Escravatura encontra uma abordagem genérica à história da escravatura, enquadrada na história nacional a partir da conquista de Ceuta.

Destaca-se a figura do Infante D. Henrique, a chegada dos primeiros escravos negros africanos a Lagos em meados do século XV, o números de escravos africanos transacionados no mundo até ao século XIX, o modo de transporte e de aprisionamento, a história do edifício que alberga a exposição. Dá-se igualmente destaque à evocação da primeira revolta de escravos ocorrida em finais do século XVI em S. Tomé e Príncipe.

No piso superior, com conteúdos repartidos por quatro salas, estabelece-se o processo evolutivo da história do escravo africano, desde o período em que vivia livre até ao seu processo de integração nas sociedades europeia e colonial, terminando com um balanço sobre o alcance mundial da rota da escravatura.

No piso inferior destaca-se a escultura contemporânea "Rei Amador", de 2011, da autoria de Eduardo Malé Fernandes, oferecida pelo autor à Câmara Municipal de Lagos, fazendo a evocação a Amador Vieira, líder histórico da primeira insurreição de escravos contra o colono português, em S. Tomé e Príncipe, no ano de 1595.

Já no piso superior, não pode perder a reprodução da pintura a óleo sobre tela, do século XVIII, de autor desconhecido, pertencente à fábrica da Igreja Matriz de Santa Maria, representando Nossa Senhora do Carmo rodeada de vários santos, entre eles Santo Elesbão (à sua direita) e Santa Efigénia (à sua esquerda), ambos negros, aludindo à existência de algumas corporações e irmandades religiosas, neste caso a Confraria de Nossa Senhora do Carmo, que aceitavam escravos africanos entre os seus membros.

Obs.: Gratuito até aos 12 anos.

NÚCLEO MUSEOLÓGICO ROTA DA ESCRAVATURA - MERCADO DE ESCRAVOS

Praça do Infante Dom Henrique - Lagos

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

676 visualizações

3ª a dom.: 10h-12.30h, 14h-17.30h