MUSEU DE PORTIMÃO

EO 2018 PortimãoExp. Permanente1 Set. a 31 Jul., 3ª: 14.30h-18h, 4ª a Dom.: 10h-18h, 1 a 31 Ago., 3ª: 19.30h-23h, 4ª a Dom.: 15h-23hM/00€ / 3€
  • slider
  • slider

Instalado numa centenária fábrica de conservas de peixe, o Museu de Portimão encerra na sua exposição de longa duração " Portimão: Território e Identidade" dois importantes percursos.

O primeiro, "Origem e Destino de uma Comunidade", trata sobre a presença do homem no território ao longo do tempo no município, abrangendo os núcleos dedicados à pré-história, com os Monumentos Megalíticos de Alcalar, à ocupação romana, ocupação árabe, vestígios arqueológicos subaquáticos encontrados no rio Arade e nas areias da Praia da Rocha, os estaleiros navais da margem direita do rio Arade, os frutos secos e um apontamento biográfico sobre o Presidente Manual Teixeira Gomes.

O segundo percurso, "A Vida Industrial e o Desafio do Mar", versa sobre a pesca e a indústria conserveira, sendo que se pode acompanhar a elaboração de uma conserva e ainda assistir a um filme dos anos 40 produzido pela Feu Hermanos, os proprietários originais do edifício do Museu, onde se também acompanha esse processo. Pelo meio, pode também visitar a antiga cisterna da fábrica, devidamente recuperada e onde é possível encontrar um "submarino". Aqui, é explicado o projeto "Ocean Revival", que consistiu na vinda para a costa portimonense de quatro navios da Armada portuguesa para serem afundados e neles se criar um recife artificial.

O Museu de Portimão também oferece regularmente exposições temporárias, muitas delas de produção própria, alinhadas em duas salas próprias para o efeito e também no hall de entrada.

Obs.: Entrada gratuita até aos 15 anos, no dia do Aniversário do Museu (17 de maio), no Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e no Dia da Cidade (11 de dezembro). De 1 de setembro a 31 de julho, a entrada ao sábado de manhã também é gratuita bem como aos sábados, das 15h às 19h, no mês de agosto.