OFICINA: "À CONVERSA COM PAIS..."

EO 2019 LisboaWorkshops9, 16 Mar., 6, 13 Abr.:11h0€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Num ciclo de conversas serão partilhadas sugestões e dicas para os pais ajudarem e encorajarem os seus filhos a melhorarem e desenvolverem competências na área da Matemática.

Numa oficina dedicada aos pais, não serão abordados conteúdos matemáticos, nem técnicas de estudo, mas sim despertada a atenção para competências necessárias à sala de aula de matemática.

Inês Cruz, licenciada em Matemática, vai partilhar sugestões, dicas para o dia-a-dia, em situações simples, sem estruturar nem segmentar, como pode encorajar os seus filhos a melhorarem, a enriquecerem e a desenvolverem competências que farão toda a diferença no seu crescimento como pessoas e como alunos.

1.ª Sessão — Como desenvolver no meu filho um raciocínio matemático facilitado?
Partilha de como pode ajudar os seus filhos a terem um raciocínio matemático facilitado. Pequenas atividades que podem parecer brincadeiras, mas são muito mais do que isso! Dicas para, no dia a dia, sem ter de dedicar tempo extra, sem situações elaboradas, poder melhorar a motivação e a predisposição para a matemática nos mais pequenos.
9 mar.

2.ª Sessão – A frustração e a (im)paciência: o meu filho e a Matemática!
Frustração? Paciência? Queremos que estas palavras façam parte do dicionário dos nossos filhos? E queremos que façam sentido na vida deles? Como os preparar para as frustrações? E como ajudá-los a que sejam pacientes? Os pais também têm de aprender a melhorar, porque há fases, porque há birras, porque são pequenos… Mas a paciência desenvolve-se.
16 mar.

3.ª Sessão - A importância do autocontrolo na sala de aula de matemática. Os nossos filhos e os nórdicos!
Autocontrolo… nascemos com esta competência ou podemos desenvolvê-la? Será que autocontrolo é controlar as emoções, será isso? Porque é que os nórdicos têm esta competência tão desenvolvida? Nórdicos e portugueses, o que há de diferente?
A sala de aula de Matemática precisa de alunos com autocontrolo?
Mais que a inteligência, o autocontrolo é determinante para o sucesso. Conversa à volta destas ideias.
6 abr.

4.ª Sessão — Sorria, estamos a falar de matemática!
A importância do seu exemplo.
Porque transmite, às vezes, de forma impensada às crianças a ideia de que a Matemática é terrível? Porque não gostava? Porque não foi bom alunos? Mas o gosto será genético?
A importância do exemplo. Do seu e dos outros.
13 abr.

Inscrições gratuitas disponíveis no Ponto de Informação, no Piso 0, do El Corte Inglés de Lisboa ou através do Email.