ROTEIROS PRÉ-HISTÓRICOS EM PAISAGEM DE SONHO

EO 2021 Centro de PortugalArqueologia
slider

O maior conjunto mundial de gravuras rupestres paleolíticas ao ar livre está em Portugal. Foz Côa é um verdadeiro museu natural que merece ser visitado por todos. Um passeio ideal para um fim de semana.


Ao chegar a Vila Nova de Foz Côa aconselhamos a dirigir-se à sede do Parque Arqueológico do Vale do Côa e confirmar a sua marcação para a visita às gravuras, uma vez que é preciso fazê-la previamente por telefone.

Até ao almoço, um passeio a pé pela povoação dá para apreciar uma cidade pequena mas muito simpática, que patrimonialmente detém uma bonita Igreja Matriz, de fachada Manuelina, e muitas Capelas. Pode aproveitar, também, para marcar uma noite na Pousada da Juventude, um local bonito e de boa qualidade para toda a família.

Os visitantes das gravuras são recebidos nos centros de interpretação que se localizam nas aldeias da Muxagata e Castelo Melhor. Aconselha-se roupa e calçado práticos. No verão, devido ao calor que se faz sentir no vale, adultos e crianças devem levar chapéu, protetor solar e água. Depois, é só deliciarmo-nos com a visão dos desenhos feitos há cerca de 25.000 anos numa paisagem de cortar a respiração.

Domingo de manhã a ordem é para levantar cedo e aproveitar o dia. Chegar ainda de manhã à Aldeia de Linhares da Beira, em Celorico, é um momento único. A serra parece que ainda está a dormir e o silêncio é total. A aldeia é uma verdadeira joia de preservação e o seu castelo merece uma visita. Está muito bem conservado e no seu interior pode-se ver como funciona o mecanismo do relógio da torre, com pêndulos de pedra. As crianças vão adorar.

Antes do almoço, e ainda numa perspetiva de mostrar aos mais novos monumentos pré-históricos, junto a Fornos de Algodres têm a possibilidade de descobrir duas antas em ótimo estado de conservação. Os dólmens de Matança e Cortiçô (neolítico) são notáveis e bem mais interessantes do que quando os vemos apenas nos livros de História.

E já que estamos às portas de Fornos de Algodres, o melhor mesmo é procurar o Restaurante "Unidos" e apreciar a boa cozinha de uma casa que tem como especialidade um Bacalhau Assado na Brasa com Feijão Cozido. E o regresso a casa será, sem dúvida, cheio de boas memórias.

Contactos:

Parque Arqueológico do Vale do Côa
Av. Gago Coutinho, 19-A - Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279 768 260/1

Pousada de Juventude
Caminho Vicinal Currauteles, 5 - Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279 768 190

Restaurante Unidos
Estrada Nacional 16, n.º 75 - Fornos de Algodres
Tel.: 271 709 540


Pub
Pub