DE AVEIRO À COSTA NOVA: UM FIM DE SEMANA EM CHEIO!

EO 2020 Centro de PortugalPasseio
  • slider
  • slider

Aveiro é uma cidade em que apetece viver. Sugerimos que a visite e usufrua dos magníficos equipamentos e fascinantes paisagens que esta cidade e a zona envolvente têm para oferecer.


Dirija-se ao centro da cidade de Aveiro (perto do Fórum) aí encontra a loja BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro) que disponibiliza bicicletas, cadeiras para bebés e capacetes. Quer melhor maneira de ficar a conhecer uma cidade? Se os seus filhos já pedalam como gente crescida, esta é uma ideia original a aproveitar.

Siga o percurso BUGA e não se esqueça de observar o Canal Central onde a ria invade a cidade. No edifício do Turismo Rota da Luz solicite um mapa da cidade para traçar percursos e selecionar os monumentos a visitar. Não deixe escapar o campus universitário de Aveiro e os seus extraordinários edifícios de autor. Visite ainda o Centro Cultural Fábrica da Ciência. Aí encontra diversas exposições e laboratórios para crianças ao fim de semana.

Talvez seja hora de almoçar num dos ótimos restaurantes com comida regional da cidade. À tarde é tempo para um passeio de moliceiro, os barcos tradicionais da região. Procure, no Canal Central, táxis marítimos e empresas promotoras de passeios pelos canais urbanos da ria.

Findo o passeio, dirija-se ao Canal das Pirâmide e procure uma das poucas marinhas ainda em funcionamento, hoje transformada em Ecomuseu Marinha da Troncalhada. Aqui pode assistir à dura safra do sal feita de forma tradicional, numa visita livre ou guiada. Esta atividade intensifica-se na primavera com a limpeza das quadrículas para que retenham o sal. Ao lanche, os ovos moles são obrigatórios.

É tempo de rumar à Torreira para jantar no Restaurante Búzio na privilegiada Pousada da Ria (um ótimo lugar para ficar alojado), não sem antes espreitar a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

No Domingo de manhã, nas horas recomendadas, é tempo de enterrar os pés na areia da Costa Nova e de dar a conhecer aos mais novos as famosas casas às riscas, típicas da zona. Continue até à Praia da Barra e visite o mais alto farol da Península Ibérica, a vista é deslumbrante.

Reserve a parte da tarde para a terra dos bacalhoeiros – Ílhavo. Esta cidade constitui um bom porto de abrigo para famílias, pela sua simpatia e pelos muitos espaços para visitar e usufruir.

Além da riqueza das suas exposições e coleções, o edifício do Museu Marítimo de Ílhavo é por si só um magnífico exemplar de arquitetura moderna (ao fim de semana o Museu só abre da parte da tarde). A sala do veleiro “Faina Maior”, uma réplica do iate bacalhoeiro do início do século XX com 32 metros de cumprimento, garante o sucesso da visita.

No segundo piso, há uma sala com computadores interativos e miniaturas de embarcações pesqueiras e uma sala com a melhor coleção de conchas da Europa. As crianças podem ainda descobrir muitos dos segredos do mar, no cantinho do Gaspar, o espaço que o serviço educativo do museu reservou para atividades pedagógicas.

Outro espaço a não perder é o pólo museológico do Navio Museu de Santo André atracado na Gafanha da Nazaré no Jardim Oudinot (Forte da Barra). Trata-se de um arrastão com mais de 70 metros de comprimento que fez parte da frota portuguesa do bacalhau nos anos 50. Suba a bordo e percorra os labirintos do interior do navio, não se esqueça de observar a paisagem a partir do convés.

Se ainda tiver tempo e energia não deixe escapar a Quinta da Vista Alegre onde se situa a fábrica desta famosa marca de porcelana, aconselhamos que marque uma visita guiada.

Para dormir tem diversas opções, desde o confortável Mélia Ria Hotel & SPA em Aveiro, ao Hotel de Ílhavo, ambos com piscina interior e promoções de fim de semana em época baixa.

Contactos:
BUGA: 967 050 441
Restaurante Búzios: 234 860 180
Quinta da Vista Alegre: 234 320 600