CONHEÇA OS TEXTOS VENCEDORES DE "O QUE FARIAS PARA SALVAR O PLANETA?"

EO 2021 Todo o PaísProduto
  • slider
  • slider
  • slider

O Guilherme quer construir um robô que transforme o lixo em brinquedos, a Maria Margarida uniu os amigos do planeta, a Maria Benedita assustou-se com um pesadelo que pode ser real, a Maria Carolina usou a rima como trunfo e a Alice mostrou como as pequenas ações de cada dia podem mudar o mundo. Estes são os cinco vencedores que apesar de jovens tem muito para dizer. Conheça as suas participações.

No dia 29 de janeiro foi lançado um passatempo no suplemento Expressinho e a concurso estiveram 5 livros “50 Ações para Salvar o Mundo”. Um livro que reúne informações e dicas essenciais que alertam as crianças para a necessidade de cooperarem na defesa do ambiente.

Numa tentativa de receber um exemplar deste livro dezenas de jovens leitores do Expressinho fizeram-se ouvir e enviaram os seus textos numa tentativa de salvar o planeta. A Estrelas & Ouriços escolheu 5 como vencedores, mas todos estão de parabéns!

PARTICIPAÇÕES

Alice Isabel Correia de Lobato, 8 anos, Agualva-Cacém
Expressinho tenho de dizer-te que estás a fazer uma pergunta muito difícil porque há muitas coisas que eu posso fazer para salvar o mundo.

A minha professora Salete Catarino da Escola António Torrado ensinou-nos o que é sustentabilidade e está sempre a dizer que temos de reciclar os pacotes de leite que bebemos, que podemos derreter os restos dos lápis de cera e fazer um lápis maior e até um desenho mais bonito, que não devemos usar plásticos, e muitas outras coisas.
O Sr. Agostinho que é quem toma conta da horta da nossa escola diz que temos de cuidar das plantas, das flores e dos animais. É linda a nossa horta, dá morangos, alfaces e cenouras e de vez em quando aparecem lá gatinhos muito fofinhos.

Na minha casa plantei um feijão num vaso da varanda. Lá quem manda é a mãe que está sempre a dizer para apagar as luzes e para não deixar a água a correr muito tempo na torneira. Eu, a minha mãe e o meu pai pomos sempre o papel no azul do papelão, o vidro no verde do vidrão e o plástico no amarelo. E quando vamos à praia apanhamos sempre o lixo do chão, mesmo quando não somos nós a deitar para a areia porque eu não quero que mate as Estrelas & Ouriços dos oceanos.
Sabes Expressinho, eu acho que se fizer todas estas coisas boas que os crescidos dizem para eu fazer que eu vou conseguir salvar de certeza o mundo e olha que são muitas coisas.

Beijinhos da Alice Lobato

Maria Carolina, 10 anos, Aveiro
Para o planeta salvar
Devemos reciclar,
Plástico evitar
Bicicleta abusar!
Para a sustentabilidade alcançar
Água temos que poupar,
Roupa reutilizar
E lixo evitar.
E para me inspirar
O expressinho devo comprar,
É bom para me atualizar,
Estrelas e ouriços devo encontrar.

Maria Benedita Gouveia Almeida, 9 anos, Açores
Mundo estava poluído!
Estava a pensar em tudo isso, quando viu uma pessoa a passar e perguntou:

- Porque está tanto calor aqui?!
- Por onde tens andado?! Não sabes que a camada de ozono está muito reduzida.

Para pensar em tudo aquilo foi fazer uma caminhada na praia, mas já não via areia, nem estrelas e ouriços! O nível do mar tinha subido. Para se acalmar um bocadinho foi ver o rio, mas estava seco. Já não tinha água! Estava de rastos…

Foi então que acordou! Ao seu lado estava o Expressinho. Apercebeu-se de que era tudo um sonho e ainda estavam em 2021. Ficou tão assustado com aquele sonho que começou a reciclar, reutilizar e reduzir os gastos. E, com muito sucesso, convenceu a sua família e amigos a fazer o mesmo, em nome da sustentabilidade. R.R.R. (reutiliza, recicla e reduz)

Vamos salvar o nosso planeta!

Maria Margarida da Costa Fernandes, 8 anos, Silveira
Os amigos do planeta
Era uma vez uns amigos, as estrelas e ouriços. As estrelas viviam no céu e os ouriços numa pequena aldeia. As estrelas e os ouriços não se conheciam mas tinham em comum o fato de verem o planeta Terra poluído e triste.

As estrelas pensaram que bom que seria se as pessoas na Terra usassem mais a sua luz em vez da luz elétrica.

Os ouriços também tiveram uma excelente ideia. Começaram por falar com os ouriços da sua aldeia sobre formas de ajudar o planeta. Então, o avô ouriço desligava a televisão sempre que acabava de vero seu programa favorito; a avó ouriço fechava a torneira enquanto escovava os dentes e o vizinho ouriço começou a reciclar. Todos na aldeia começaram a usar mais a luz natural das estrelas.

A sustentabilidade desta aldeia foi tão grande que os ouriços, as estrelas e a sua aldeia apareceram no jornal “Expressinho”.

Faz como estes amigos e torna o sítio onde vives mais sustentável.

Guilherme Coelho, 10 anos, Lisboa
Robô da reciclagem
Pensei como um génio e tive a ideia de haver um robô que tivesse muitas funções e simultaneamente ajudasse a contribuir para o planeta.

Espero que a minha ideia ajude o planeta a ficar mais limpo e sustentável.

Voltando à minha ideia, o robô que eu pensei conseguia transformar lixo em brinquedos para crianças – tem pinças para recolher todo o lixo que encontra e esse lixo é aspirado por aspiradores e desinfetado.

Depois, vai para uma mochila onde fica durante uma hora para depois ser transformado em brinquedos. Para que ninguém se esqueça, no seu corpo metálico tem a política dos três R’s (Reciclar, Reduzir, Reutilizar). Com a ajuda das Estrelas e Ouriços, talvez isto se torne realidade.

Espero que a minha ideia saía no próximo Expressinho.

O Robô do Guilherme



PARABÉNS A TODOS!

Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a Estrelas & Ouriços/Expressinho e a Lilliput.