Título
Padrão dos Descobrimentos
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, é um tributo monumental às navegações portuguesas, celebrando os corajosos exploradores que expandiram os horizontes do mundo durante a Era dos Descobrimentos.
Da autoria do arquiteto Cottinelli Telmo (1897 – 1948) e do escultor Leopoldo de Almeida (1898 – 1975), o Padrão dos Descobrimentos foi erguido pela primeira vez em 1940, de forma efémera e integrado na Exposição do Mundo Português.
Já em 1960, por ocasião das comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão é reconstruído em betão e cantaria de pedra rosal de Leiria, e as esculturas em cantaria de calcário de Sintra.
Em 1985 é inaugurado como Centro Cultural das Descobertas. E, por esta altura, o arquiteto Fernando Ramalho remodelou o seu interior, dotando o Padrão de um miradouro, auditório e salas de exposições.
Uma caravela estilizada faz-se ao mar, levando à proa o Infante D. Henrique e alguns dos protagonistas (32) da expansão ultramarina e da cultura da época, navegadores, cartógrafos, guerreiros, evangelizadores, cronistas e artistas, são retratados com os símbolos que os individualizam.
Um mastro estilizado, com orientação Norte–Sul, tem em cada uma das faces dois escudos portugueses, com cinco quinas, envolvidos por faixa com 12 castelos e ao centro várias flores-de-lis.
Adossadas ao mastro, três estruturas triangulares, curvas, dão a ilusão de velas enfunadas pelo vento.
A face norte é formada por dois gigantes de cantaria, onde se veem inscrições em letras metálicas:
No lado esquerdo, sobre uma âncora: AO INFANTE D. HENRIQUE E AOS PORTUGUESES QUE DESCOBRIRAM OS CAMINHOS DO MAR;
No lado oposto, sobre uma coroa de louros: NO V CENTENÁRIO DO INFANTE D. HENRIQUE 1460 – 1960.
Ao centro um lanço de nove degraus dá acesso a um átrio com vista para toda a zona que circunda o Padrão.
Um segundo lanço de cinco escadas, um portal com arco de volta perfeita e uma moldura formada pelas aduelas, dá acesso ao interior do monumento.
O Monumento é ladeado por duas esferas armilares em metal, sobre duas plataformas paralelepipédicas.
Obs.: O Padrão dos Descobrimentos encontra-se encerrado a 1 de janeiro, 1 de maio e 24, 25 e 31 de dezembro.
Espreite mais equipamentos da EGEAC:
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos