Título
Trilhos para explorar em Família
Trilhos para explorar em Família
Que Portugal tem um clima muito ameno já sabemos. Mas será que temos na ponta da língua, pelo menos, cinco trilhos para levar a criançada a passear? Aproveite e mostre-lhes o melhor que o nosso país tem para oferecer, em meia dúzia de quilómetros. Abaixo encontra a distância já contemplada com a ida e a volta.
Mas para que as paisagens sejam a única coisa de "cortar a respiração", leia até ao final, para conhecer as dicas que vão garantir que tudo corre da melhor forma - e em segurança.
Desabitada desde 2009, Drave é frequentemente apelidada de “Aldeia Mágica” e fica nos percursos do Arouca Geopark. Perdida numa cova entre a serra da Freita e a serra de São Macário, nesta aldeia típica, as casas são feitas de pedra Lousinha e xisto. Aqui pode não haver rede, água ou eletricidade, mas o passeio vale a pena pela tranquilidade, o murmúrio das águas da ribeira que por ali passa, o canto dos pássaros e o voo livre dos insetos. A única forma de chegar a este lugar encantador é a pé.
Percurso circular pela região da vila de Penha Garcia, onde é possível conhecer o castelo, moinhos e fósseis de animais marinhos pré-históricos. Atravesse a barragem da cidade, que fica sobre o rio Pônsul, e procure fósseis no lugar que foi leito de mar há milhares de anos. Também pode encontrar o antigo moinho de pedra onde se fabricava o pão que dá fama à região.
Este é provavelmente o maior trilho, mas tem vários pontos de interesse a não perder: desde os vales suspensos, até ao Cabo Carvoeiro, passando pelas praias da Marinha e Algar de Benagil (maravilha natural de Portugal). Trata-se de um percurso linear, sempre junto à costa, por monumentos históricos, naturais e arribas. Se tiver coragem, leve a família de caiaque para ir até à Praia de Benagil.
Vamos caminhar pela floresta? A Laurissilva, que é património da UNESCO, convida a explorar as várias espécies endémicas e a encontrar fontes e cascatas a cada esquina. Se preferir um percurso mais plano, basta iniciar o percurso no parque de estacionamento da estrada ER221, que liga Calheta à ER105. Mas, nem por isso se torna aborrecido, com túneis e a ligação entre as levadas.
A Fábrica de Chá Gorreana costuma ser um ponto alto da visita aos Açores. Se passar por aqui aproveite para fazer este trilho circular, de dificuldade fácil. Prepare os pequenos para uma subida inicial um bocadinho acentuada, que logo se esquece, assim que começarem a descobrir as plantações de chá. Percam-se (no bom sentido) pelas plantações e tirem uma fotografia de família com as vistas da costa norte da ilha, para mais tarde recordar!
Agora que já tem ideias para o próximo roteiro, siga estas dicas para garantir que tudo corre na perfeição. Boas caminhadas, famílias!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos