Título
Superprogramas culturais, acessíveis e inclusivos para fazer com as crianças
Superprogramas culturais, acessíveis e inclusivos para fazer com as crianças
Patrocínio: MGEN
Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e lembram-nos que 16% da população mundial tem algum tipo de deficiência - número que tende a aumentar. A acessibilidade é um direito e enquanto o mundo não for totalmente acessível, mais vale escolher programas em que todos se consigam divertir e aproveitar a experiência ao mesmo tempo.
Muitas vezes caímos na falácia de achar que "só acontece aos outros", mas é natural que qualquer um de nós acabe por ter ou conhecer alguém com necessidades especiais, ao longo da vida. Se já teve de pensar em programas para a família ou amigos dos miúdos, nestas condições, não pense duas vezes. Siga as nossas sugestões!
O Teatro Nacional São João é conhecido por ser um "teatro para todos" que discrimina positivamente pessoas e famílias com necessidades especiais. Agende uma visita em família com orientação de um intérprete/mediador de LGP (Língua Gestual Portuguesa) ou peça um videoguia com tradução em LGP, para incluir pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Leve a família e amigos a banhos! Vão estar em muito boas mãos, com dois irmãos professores de educação física que querem levar o surf a todos. A SpecialSurf78 destina-se a pessoas portadoras ou não, de necessidades especiais temporárias ou permanentes (âmbito cognitivo e motor). Se ficarem fãs, inscrevam-se nas aulas regulares ao fim de semana, ou nas aulas de surf inclusivo/surf terapia.
Entrar no fascinante universo pessoano tem outro encanto com as visitas orientadas com audiodescrição que dão pistas sobre cores, dimensões ou posicionamento dos objetos no espaço. A pensar nas pessoas com deficiência visual, a Casa Fernando Pessoa também tem um piso tátil de orientação, legendas e outros recursos em braille, além de materiais tácteis. Todos vão adorar esta visita e até as pessoas sem deficiência vão ficar curiosas estes materiais!
Este é um bom lugar para "se perder" com as crianças. Elas vão adorar todos os recantos desta obra prima do Romantismo. Sabia que o Parque e Palácio de Monserrate tem um percurso de 360 metros, indicado para pessoas com mobilidade condicionada? Embora o património nem sempre seja acessível, aqui há visitas guiadas mediante reserva, com a indicação das necessidades específicas dos visitantes e quase todos os colaboradores sabem as bases da Língua Gestual Portuguesa (LGP).
No final do dia, lançamos um desafio. Refletir em família ou com o grupo se é assim tão diferente ter uma visita com um interprete ou com materiais táteis? Se calhar até é útil para todos e não apenas para alguns. Mas que grande reviravolta!
Então e as instituições? Não lhes cabe ter um papel ativo para que o mundo seja cada vez mais acessível e inclusivo? Sim, também há bons exemplos. Até já há um seguro, único em Portugal, que nasceu da união dos trabalhadores de uma mutualista francesa, para garantirem cuidados de saúde para todos. Descubra porque é que a MGEN é um seguro de saúde diferente e que melhor protege as famílias. Bons passeios!
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos