Título
O que fazer nos Santos Populares com as crianças?
O que fazer nos Santos Populares com as crianças?
Sardinha no prato e manjericos aos pares, saiba onde festejar os Santos Populares! Estes arraiais têm carrosséis, insufláveis, farturas, animação e festa para todos. Veja a lista completa e 6 dicas para festejar com as crianças!
Durante os Santos Populares, os dias e noites são preenchidos com danças, músicas e pequenas sardinhadas, onde todos podem experimentar comidas típicas e ouvir histórias sobre os santos celebrados.
Mas, é aí que se coloca a questão: como transmitir esta valiosa conexão com a cultura e tradições portuguesas às crianças?
Espreite algumas ideias para viver dias de muita alegria e diversão, juntamente aos mais novos.
📍 Porto
Até 15 de junho, há tanta coisa para fazer em Matosinhos! Não perca o Arraial da Cascata para crianças (4 de junho), o fogo de artifício (7 de junho), o fogo de bonecos (10 de junho) e o peddy paper (14 de junho).
📍 Porto
Na noite de 23 para 24 de junho, na Avenida dos Aliados, há fogo de artifício, barracas de comida, música, balões e martelinhos. As crianças vão adorar a festa!
📍 Lisboa
De 6 a 8 de junho, não perca o arraial “com mais lugares sentados de Lisboa”. Leve a família ao Parque das Nações e aproveite para a apoiar a organização que conta com o Agrupamento 1100, do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
📍 Lisboa
Até 15 de junho, o Parque dos Moinhos de Santana vai contar com a música de Toy, Tio Gel, Tudo ao Molho e outras bandas. Também há insufláveis e outras atividades infantis.
📍 Setúbal
No dia 14 de junho há que rumar à capital do choco frito, para ver o desfile de apresentação ou nos dias 20 e 21 de junho para ver a competição das Marchas Populares de Setúbal, no Pavilhão Municipal das Manteigadas.
📍 Santarém
De 6 a 14 de junho, Abrantes vai receber espetáculos infantis, marchas populares, ranchos folclóricos, animações de rua e muitos nomes conhecidos a cantar no palco!
📍 Algarve
Em Castro Marim, no Algarve, há uma tradição que marca a noite de 22 de junho. Nessa noite, costuma haver uma grande sardinhada e todos ficam a conhecer o vencedor “Concurso de Mastros”, que já vai na 24.ª edição!
Não podem faltar as flores e as lanternas de papel colorido, que dançam ao som do fado castiço e da música popular.
“Santo António já se acabou, o São Pedro está-se a acabar, São João, São João, São João, dá cá um balão, para eu brincar!”. Na Madeira poderá cantar esta canção e celebrar os três santos, de 8 de junho a 1 de julho.
Junte as crianças e ajude-as a criar as suas próprias bandeirinhas coloridas e balões de papel para decorar a casa ou o jardim. Além disso, faça pequenos arcos com flores e fitas e plante manjericos em vasos decorados a gosto!
Desafie os mais novos a provar a típica sardinha no pão, numa maravilhosa sardinhada ao ar livre. Se for difícil de os convencer, experimente grelhar salsichas ou frango. Ah… e não se esqueça do caldo verde!
Para terminar com um docinho, nada melhor do que um arroz-doce com canela!
Leve as crianças a ver a animação dos Santos e das Marchas Populares em Lisboa, na véspera do feriado de Santo António (de 12 para 13 de junho). Ou surpreenda-os com os martelinhos, na noite de São João (de 23 para 24 de junho), no Porto.
Se quiser variar, porque não experimentar Sintra ou Évora, com os festejos de São Pedro, a 29 de junho? Seja onde for, não se esqueça de mostrar aos miúdos a marcha infantil, com os trajes coloridos e desfrute das festas!
Assista às marchas populares na televisão! As crianças podem vestir-se com roupas coloridas e participar numa “mini marcha” em casa, imitando o que estão a ver.
Toque ou coloque música tradicional portuguesa e ensine às crianças danças típicas.
E será que já pensou em fazer um concurso de quadras com os filhotes? Os Santos Populares também são sinónimo de muita cantoria.
Conte histórias e lendas sobre os Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro). Explique a importância de cada santo e as tradições a eles associadas.
Pode fazer manjericos de papel crepom e colocar bandeiras com quadras populares. As crianças podem escrever as quadras e decorar os manjericos. Outra opção é fazer coroas de flores com papel ou flores frescas para usarem durante as celebrações.
... São João também é padroeiro de Porto Santo e que São Pedro protege os pescadores em Câmara de Lobos e na Ribeira Brava? Se nunca passou os Santos na Madeira, aqui fica a sugestão!
Festejar os Santos Populares com as crianças é uma oportunidade maravilhosa para partilhar tradições culturais, criar memórias felizes e ensiná-las sobre a riqueza das festividades portuguesas!
Se gostou deste artigo, espreite também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Atualizado em: 2025
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos