Título
Programas para escolas no CCB
Programas para escolas no CCB
2
2 a 3,50 €
Queridos alunos e professores, neste novo ano letivo, o MAC/CCB apresenta mais um dos seus programas para escolas. Estão todos convidados!
Até julho de 2025, o programa especial para escolas do Centro Cultural de Belém conta com visitas guiadas, música, várias oficinas, atividades diversas e muita diversão!
Visita-jogo
Banana, limão, ameixa: o que têm em comum? E a maçã, o morango ou a framboesa? A forma não é certamente, muito menos a textura. Será a cor? A que sabe o azul? E o verde é fresco ou picante? A que sabe uma obra de arte? Os artistas usam as cores como frutas, misturam-nas e surpreendem-nos como uma grande e doce salada de cores. Obra a obra, cor a cor… o que vamos encontrar no final do arco-íris?
🕑 Duração: 45 minutos
Visita-jogo
Vive um leopardo no museu. Num grande salto, perdeu todas as suas pintas. Mas não é caso para nos preocuparmos: estamos no sítio certo! As obras de arte estão cheias de cores, texturas e formas! Pontos, linhas, quadrados, estrelas, salpicos de tinta vão fazer parte de um novo padrão. Venham conhecer as obras de arte modernistas e recuperar as pintas perdidas.
🕑 Duração: 45 minutos
Visita-jogo e visita-jogo-oficina
Quando olhamos para uma obra de arte, o que vemos primeiro? Somos atraídos por figuras, manchas, linhas ou fundos… Camada a camada, constrói-se ou desconstrói-se uma obra de arte. Uma pessoa pode reparar num pequeno detalhe que a outra passa despercebido. Vemos o que o artista nos quer mostrar e muito mais para lá disso. Obra a obra, vamos escolher objetos, cores, personagens, formas… e «retirá-las» do seu lugar para ver quantas histórias conseguimos construir e contar!
🕑 Duração: 1 hora a 1 hora e 30 minutos
Visita-jogo e visita-jogo-oficina
Cada vogal tem uma forma geométrica associada: o O é barrigudo como um círculo; já o A tem três bicos, como um triângulo. Através da linguagem das formas geométricas, vamos interpretar com sons as obras de arte do museu na exposição de arte contemporânea.
Obs.: Esta atividade poderá realizar-se com alunos do 1.º ano do 1.º ciclo.
🕑 Duração: 1 hora a 1 hora e 30 minutos
Visita-jogo e visita-jogo-oficina
Há quem diga que as obras de arte são um espelho do mundo. Se pudéssemos entrar para dentro delas, o que iríamos encontrar? Com a vossa ajuda, vamos abrir uma porta imaginária. Primeiro, pomos só uma mão… e depois mergulhamos lá para dentro. Passamos as formas, as cores e as linhas, e encontramos os materiais. Já bem lá no fundo, descobrimos algo especial: serão estas as ideias de quem a imaginou? Através do tato, da visão e da audição, vamos desvendar as várias «camadas» que compõem as obras de arte e descobrir o que está para lá das imagens que vemos no museu
🕑 Duração: 1 hora e 30 minutos a 2 horas
Visita-jogo
O que é arte moderna? O que são as vanguardas históricas? Quais os movimentos que encontramos neste período da história? Num diálogo aberto e participativo daremos a conhecer a produção artística no modernismo, presente na coleção de arte moderna.
🕑 Duração: 1 hora e 30 minutos
Visita-jogo-visita-jogo-oficina
As obras inspiram-nos! Dão-nos ideias para fazer pinturas, ou para ver o mundo de uma outra forma, ou até mesmo para nos movimentarmos de um modo que nunca pensámos. O nosso corpo existe para sentir, para se movimentar. Através de vários jogos de movimento, vamos descobrir alguns conceitos que estão escondidos em algumas obras de arte.
🕑 Duração: 1 hora e 30 minutos a 2 horas
📞 Marcações: 213 612 800 | Email
- As atividades realizam-se de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e requerem marcação prévia.
- A marcação é sempre confirmada pelo Serviço de Educação e Mediação.
- As visitas guiadas às exposições são realizadas exclusivamente por mediadores do Serviço de Educação e Mediação.
- Número mínimo: 10 participantes; Número máximo: 1 turma
Os museus fazem parte de uma importante e ampla teia educativa cuja missão consiste em facilitar e promover diferentes formas de ver e aprender, estimular a criatividade e promover o pensamento crítico e a reflexão, em complemento com as aprendizagens formais.
Para o ano letivo 2024/2025, o programa Vincular Escolas do Serviço de Educação e Mediação do MAC/CCB procura facilitar a compreensão e descodificação da informação que as obras de arte transportam e o debate e questionamento de temas atuais.
Esta missão é cumprida através da mediação e de uma programação diversificada, ancorando-se nas exposições permanentes do museu, constituídas pela Coleção Berardo, CACE, Coleção Holma/Ellipse e Coleção Teixeira de Freitas.
Estas coleções permitem, como nenhuma outra em Portugal, uma revisitação da história da arte moderna e contemporânea e a partilha de experiências, provocando novos olhares sobre a arte dos séculos XX e XXI e tecendo redes — com fios visíveis e invisíveis — que fazem a diferença nas relações que se estabelecem entre as obras de arte e os alunos.
A programação incide também nas exposições temporárias de arquitetura.
As atividades incluem visitas-jogo, visitas-jogo-oficina, visitas-oficina, visitas orientadas e visitas temáticas que permitem, por via do diálogo e da reflexão, formar um olhar crítico e aumentar os conhecimentos sobre artes visuais e cultura moderna e contemporânea, mas também sobre os temas transversais que as obras de arte convocam.
O Serviço de Educação e Mediação do MAC/CCB procura igualmente fomentar a inclusão e acessibilidade através de projetos de continuidade que permitem o aprofundamento das temáticas e consolidação de significados.
🌟 Educação Transformadora: leve os alunos a viver uma experiência educacional única que complementa o currículo escolar, trazendo à tona tópicos importantes de forma cativante.
🎭 Arte e Cultura Vivas: mostre-lhes a riqueza da expressão artística enquanto mergulham numa narrativa envolvente, repleta de emoção e criatividade.
🤝 Conexão Comunitária: fortaleça os laços entre alunos professores, proporcionando um momento memorável para todos.
Se gostou de deste artigo:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
1 Jul, 24
31 Jul, 24
10.30h
10.30h
10.30h
2 a 3,50 €
CCB - Centro Cultural de Belém
Conheça o espaço!
O Centro Cultural de Belém (CCB) é gerido por uma Fundação que tem por objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema.
O CCB oferece-se também como um centro para a realização de conferências e reuniões profissionais. A Fundação tem por fim especial assegurar a conservação, administração e desenvolvimento do património do Centro Cultural de Belém.
O complexo é composto por um centro para exposições temporárias, que desde 2006 alberga o Museu Berardo, um módulo com salas polivalentes, um auditório para música sinfónica e ópera e outro mais vocacionado para as artes performativas, bem como um centro de reuniões que acolheu a Presidência Portuguesa da União Europeia, em 1992.
Vai uma visita virtual?
... a construção do CCB foi decidida em 1988?
... o CCB está revestido a pedra calcária «Abancado de Pêro Pinheiro» com acabamento «Rústico Gastejado»? Idêntica à pedra que outrora foi utilizada no Mosteiro dos Jerónimos, e em toda a Lisboa setecentista, confere ao edifício uma vibração muito particular em função das diferentes horas do dia.
... a Torre do Grande Auditório foi projetada propositadamente para albergar toda a caixa de Palco, dispondo de um sofisticado sistema de 35 varas e 21 varas contrabalançadas, que permitem a exibição de elementos cénicos para todo o tipo de espetáculos, incluindo ópera?
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos