Título
Parques de Sintra: lugares que contam contos
Parques de Sintra: lugares que contam contos
Já sabe onde levar a pequenada no próximo passeio em família? A Serra de Sintra tem muitos tesouros por descobrir. Percorra esta lista da Parques de Sintra e descubra atividades divertidas para todos!
Ir a Sintra é sinónimo de respirar o ar da serra e abrandar. Sabia que a Paisagem Cultural de Sintra, foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, em 1995? Dê corda aos sapatos com estas dicas para caminhar com as crianças e escolha a próxima aventura!
Nem mesmo a devastação causada pelo terramoto de 1755 tirou a magia deste lugar que faz parte da "Rota Europeia de Jardins Históricos”. Facto curioso: foi arrendado pelo escritor inglês William Beckford, visitado pelo poeta Lord Byron e acolheu muitas festas no tempo de Francis Cook, 1.º Visconde de Monserrate!
Sabia que o Palácio Nacional de Sintra é o único palácio que atravessou toda a história de Portugal? Com mais de mil anos de História, o Paço de Sintra testemunhou o passar do tempo, desde a ocupação árabe até ao último período de habitação real no século XX.
As muralhas que serpenteiam a serra, foram erguidas no século X pelos muçulmanos, onde viveram até 1147. Nessa altura, Sintra foi entregue a D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal e ainda hoje é possível descobrir vestígios desse tempo, graças às escavações arqueológicas que têm sido feitas desde 1976.
Como é que o Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, também conhecido como Convento da Cortiça, se tornou no Convento dos Capuchos? Terá de o visitar para compreender a simplicidade deste refúgio onde viveram, durante cerca de 250 anos, frades franciscanos muito admirados pela população.
Sabia que os 1,2 hectares da Vila Sassetti foram imaginados por dois amigos? E que depois da morte de Victor Sassetti, este espaço foi arrendado por Calouste Gulbenkian? Esta Vila já se chamou “Quinta da Amizade”, inspirada numa falésia de granito localizada muito perto do Castelo dos Mouros, o Penedo da Amizade.
“A coroa do rei artista” é provavelmente o monumento mais conhecido de Sintra. As cores do Palácio da Pena fazem lembrar a ligação de D. Fernando II às artes e até os caminhos do Parque foram desenhados pelo monarca. Sabia que este rei foi um dos homens mais cultos de Portugal e falava sete línguas? Alemão, húngaro, francês, inglês, espanhol, italiano e português, estavam “no seu dicionário”.
Mas quem foi, afinal, esta condessa que teve direito a um chalet tão bonito? Elise Friederike Hensler foi uma cantora de ópera que nasceu na Suíça e atuou pelo mundo, até vir parar a Portugal, onde o rei D. Fernando II se apaixonou por ela – depois da morte da rainha D. Maria II. Sabia que este casal tinha em comum a paixão pelas artes e pela botânica? Terá de entrar neste jardim para reparar na na beleza de cada espécie aqui plantada.
Esta escola carrega consigo o ADN dos cavalos Puro-Sangue Lusitano da Coudelaria de Alter. Sabia que a academia equestre da corte portuguesa no século XVIII, fundada por D. João V, se chamava Real Picaria? As memórias deste tempo estão preservadas na única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre. A “Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança, VIII Marquês de Marialva” dispõe de 1.400 títulos, alguns dos quais são exemplares raros e fica no Palácio Nacional de Queluz.
Este Palácio testemunhou grandes momentos da História de Portugal e as vivências de três gerações da Família Real portuguesa. Foi também aqui que nasceu e morreu D. Pedro IV, no quarto D. Quixote, depois de ter vencido a Guerra Civil contra o seu irmão D. Miguel, absolutista. E onde ficou semiexilada a rainha Carlota Joaquina, acusada de conspirar contra o marido, D. João VI. Procure a mitologia clássica nos jardins e repare nos outros estilos, como o barroco, o rococó e o neoclassicismo.
Conhece a lenda da Nossa Senhora da Peninha? Este lugar sagrado está associado a uma lenda do reinado de D. João III, sobre uma pastora muda que, por milagre, ganhou voz. Mas antes de ser construída esta capela, já aqui existia a ermida de São Saturnino, do tempo de D. Afonso Henriques e, muito mais tarde, em 1918, foi mandado construir um palacete enigmático. Deixe-se deslumbrar por este lugar, a 488 metros de altitude!
Aproveite para ver o pôr do sol, a partir do ponto mais ocidental da Europa continental e tire uma fotografia de família. Sabia que este “guardião do Atlântico” é o segundo farol mais antigo do litoral português? A torre é revestida a azulejos brancos e o farol é automatizado mas, em tempos, funcionou graças a um aparelho que utilizava azeite!
Se gostou deste artigo, veja também:
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
Parques de Sintra - Monte da Lua
Viaje pela História nesta paisagem que é Património Mundial da Humanidade, desde 1995. Se não souber por onde começar, esta lista de parques e monumentos, com factos históricos muito curiosos, pode dar uma ajuda. Ou mesmo este vídeo de uma visita a Sintra com as crianças, em conjunto com a Parques de Sintra.
Parta à aventura com estas atividades para toda a família, que prometem refrescar as ideias, com muita diversão pelo caminho! Junte o útil ao agradável e organize um dia em cheio, com passeio e brincadeiras à mistura.
Sintra também é uma excelente opção para organizar visitas de estudo. Consulte estas sugestões para Escolas e escolha o próximo programa para as suas turmas. Prepare-se para dar a melhor aula ao vivo de todo o ano letivo!
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos