Título
O MAIOR ARCO DO MUNDO
O MAIOR ARCO DO MUNDO
3 a 5 €
Visita
O Aqueduto foi construído no século XVIII para resolver o problema de abastecimento de água à cidade de Lisboa, tendo sindo a maior obra de engenharia hidráulica do mundo feita na época.
A maioria das pessoas identifica o Aqueduto pela sua face mais visível, "A arcaria do Vale de Alcântara", situado sobre a atual Avenida Calouste Gulbenkian. No entanto, o Aqueduto apresenta cerca de 58 quilómetros de extensão, atravessando os municípios de Loures, Odivelas, Sintra, Amadora, Oeiras e Lisboa.
A arcaria sobre o Vale de Alcântara tem 941 metros de extensão e é constituída por 35 arcos, dos quais 14 são ogivais e 21 de volta perfeita. Nesse troço há um arco que tem uma altura de 65,29 metros, o que faz dele o maior arco em pedra do mundo!
Mas este não é o único recorde do monumento. Apesar de estar construído sobre uma importante falha sísmica, o Aqueduto resistiu intacto ao terramoto de 1755.
Apesar de todos os benefícios da obra, houve quem se aproveitasse para maus fins. As lavadeiras e os hortelões que todos os dias se deslocavam a Lisboa utilizavam o Aqueduto, na zona do Vale de Alcântara, mas, de vez em quando era surpreendidas com a presença de Diogo Alves, um ladrão que ficou famoso até hoje. Conseguiu fazer uma cópia da chave do Aqueduto, para se esconder e assaltar quem o utilizava como passagem. Era frequente lançar as vítimas do Aqueduto abaixo, fazendo assim confundir os seus atos com um suicídio. Diogo Alves acabou por ser apanhado e condenado à morte, sendo o último condenado à pena capital no nosso país.
Obs.: Gratuito até aos 12 anos.
Para usufruir deste desconto apresente esta página.
3 a 5 €
AQUEDUTO DAS ÁGUAS LIVRES
Fique a par, todas as semanas, dos melhores programas e atividades para fazer com os mais novos